A busca da felicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação de Filosofia
Nome: _____________________________________ Nº ___ Série: ____ Data: __/__/___

PARA LER E REFLETIR


Uma das questões mais instigantes da filosofia refere-se ao conflito Individuo x Sociedade – o homem é o meio ou o fim da sociedade? Duas posições se destacam.
Para Hegel, a sociedade é o todo, e o homem estásubordinado a ela. ‘O verdadeiro é o todo’ e o homem é apenas uma parte, um momento na sociedade. Vive na sociedade, pela sociedade e para a sociedade. As conseqüências dessa visão apontam para o totalitarismo: o individuo não tem direito algum, é apenas um meio para o bem do todo; o fim é a sociedade e tudo é sacrificado em seu nome.

Para Aristóteles e outros filósofos posteriores, o homem, aocontrario, é o fim de qualquer atividade social. A sociedade compreende a soma de vários indivíduos e também as relações existentes entre eles. Ela é um meio para se atingir o bem comum, que é fundamentado no bem particular de cada individuo.

BOCHENSKI, J. M. Diretrizes do pensamento filosófico, ó, Ed. São Paulo.

01- Atualmente, o indivíduo é o meio ou fim da sociedade? Provem como argumentos.Em 1979, o jornal Le Monde fez a seguinte pergunta ao famoso psicólogo norte-americano Carl Rogers:

“Le Monde: A transformação do comportamento cotidiano dos indivíduos pode acarretar progressivamente uma revolução tranqüila na sociedade?

Rogers: Poucas pessoas compreende que o que eu falo significa transformação completa da maioria das instituições atuais. Se levarmos verdadeiramente asério a idéia de que cada indivíduo pode ter um papel na tomada de decisões, isso transformaria completamente os conceitos de educação, de negócios, de governo. Veja, por exemplo, as escolas tradicionais atuais: elas são completamente autoritárias. As decisões são tomadas na cúpula pelo diretor e pelos professores. Os alunos não tem nada a dizer. Se – e é essa idéia que defendemos – os alunosparticipassem das decisões, junto com os professores e a administração, cada um detendo seu próprio poder, e não sendo governados, isso criaria um tipo de instituição educativa completamente diferente”.

LE MONDE. Fréderic Gaussen entrevista Carl Rogers.

01- Vocês concordam com Carl Rogers? Por quê?

02- Como vocês imaginam uma escola administrada pelos alunos?



O que é o homem?

“Oindividuo não entra em relação com outros homens por justa posição, mas organicamente, ou seja, enquanto passa a fazer parte de organismos, dos mais simples aos mais complexos. Assim, o homem não entra em relações com a natureza, simplesmente pelo fato de ser ele mesmo natureza, mas ativamente, por meio do trabalho e da técnica. Mas ainda: estas relações não são mecânicas. São ativas e conscientes,correspondem a um grau maior ou menor de inteligências que delas tem o homem particular. Por isso, se pode dizer que cada um muda a si mesmo, se modifica, na medida em que muda e modifica todo o conjunto de relações de que ele é o centro de ligação. (...) Não basta conhecer o conjunto das relações enquanto existem num dado sistema, mas importa conhecê-las geralmente, no seu movimento detransformação, já que cada individuo não é apenas a síntese das relações existentes, mas também a história destas relações, é o resumo de todo o passado. Dir-se-á que aquilo que cada um pode mudar é bem pouco em relação às suas forças. O que é verdade até certo ponto. Uma vez que o indivíduo pode se associar com todos os que querem a mesma mudança e se esta mudança é racional, o indivíduo podemultiplicar-se por um número importante de vezes e obter uma mudança bem mais radical do que a primeira vista pode parecer possível”.

GRAMSCI, Antônio. Obras escolhidas. São Paulo.

01- O que podemos discutir a cerca dos efeitos de fenômenos sociais como a solidariedade e a cooperação?

02- Por que Gramsci chama a nossa atenção para expressões como “relações sociais ativas e conscientes” e “mudança...
tracking img