A burocracia vista com bons olhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A BUROCRACIA VISTA COM BONS OLHOS:
UMA NOVA VISÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA

SOUZA, Antonio Marcos1
FARIA, Ivanildo J.2
AMORIM, Victor Paulo M. C.3

INTRODUÇÃO

A burocracia e a sua influência nas organizações querem privada ou governamental, será abordada de forma a mostrar que a burocracia está presente tão atuante nas organizações, que muitas das vezes e vista comoinstrumento desnecessário ao ponto de lermos definições como: “Burocracia um excesso de procedimentos que uma pessoa ou empresa deve tomar para obter algo. Geralmente, é resultado de uma falta de eficiência por parte dos órgãos governamentais. A burocracia dificulta a criação de empresas e o funcionamento da economia” (Motta)
Sabe-se que a burocracia tem também o seu outro lado, quando é usada emexcesso, torna-se uma ferramenta em parte desnecessária ao sistema da organização, trazendo assim grandes prejuízos, mas não será abordada dessa forma nesse projeto, pois a burocracia tem seus valores, quando a mesma preserva os direitos das organizações. O que se defende será a burocracia que traz também a sua funcionalidade a maneira de constituir elementos de provas dentro do sistema de organização.Ver a burocracia, por dentro de uma atividade empresarial, onde se entende que essa é uma ferramenta indispensável, necessária e eficaz a determinadas empresas, exemplo uma prestadora de serviços contábeis ou uma advocacia. Abordar a sua etimologia e o surgimento das origens da teoria da burocracia, tipos de sociedade, tipos de autoridade, suas características e sua ideologia será necessário,relatos desde os anos 70 até a presente data, que irão mostrar como se faz necessária a burocracia e o papel da informática dentro da burocracia, ”a informatização permitindo mais agilidade e organização; redução de custos operacionais e administrativos, ganho de produtividade; mais integridade e veracidade da informação; mais estabilidade; mais segurança de acesso à informação em um sistema deinformação bem construído e as suas principais vantagens. Gonçalves, Leandro Salenave. Sistema de informações” (http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/6519.pdf). Informações de boa qualidade que são essenciais para uma boa tomada de decisão sendo assim identificar a contribuição da tecnologia da informação para as empresas que fazem uso da burocracia.

DESENVOLVIMENTO

Toma-se em primeiro lugar aideia de que como toda ciência a Administração deve-se basear em leis ou princípios. ”Fayol, adota a denominação principio, afastando dela qualquer idéia de rigidez, pois nada existe de rígido ou de absoluto em matéria administrativa. Tudo em administração é questão de medida, ponderação e bom senso. (Chiavenato, Edição compacta 2000).
A partir dessa premissa o que se vê é que a burocraciatorna-se uma ferramenta indispensável, necessária e eficaz a uma empresa e cabe em qualquer organização quando usada de maneira medida, ponderada e com bom senso, pois nos dias atuais vemos uma crise de caráter onde se faz necessário registro de variáveis situações e negociações, mas com o uso adequado de uma burocracia eficaz pode-se obter todos os registros cabíveis na hora e no momento certo. SegundoMax Weber ”a burocracia é uma tentativa de formalizar e coordenar o comportamento humano por meio do exercício da autoridade racional legal, para atingir os objetivos organizacionais gerais” (Chiavenato, Edição compacta 2000). Defende-se aqui a burocracia não como forma de dominação, mas como meio de administração de negócios e cabe a Administração o ser. ”O surgimento da teoria daburocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 1940 segundo essa teoria, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada, muito minuciosamente e, em hipótese alguma, permitindo que suas emoções interfiram no seu desempenho. A sociologia da burocracia propôs um modelo de organização e os administradores não tardaram em tentar...
tracking img