a brinquedoteca e direito da craiança na ludicidade

1364 palavras 6 páginas
1-INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns dados obtidos na pesquisa realizada junto a uma criança sobre o que ela sabe ou entende o que é Brinquedoteca, fazendo uma análise crítica sobre o seu direto de brincar e o espaço que as escolas oferecem esse direito.
Através dos jogos, das brincadeiras e brinquedos a criança satisfaz suas necessidades e aprende a se comunicar, libera suas emoções,desejos e sentimentos; desenvolve sua criatividade, adquire conhecimentos, desenvolve sua autoestima e se socializa.
Pontuamos deste modo, a necessidade de dar um novo significado ao brincar na escola, com ações concretas que valorizam a atividade lúdica e o reconhecimento do aprender e o brincar como sinônimos indissociáveis e inerentes ao desenvolvimento da infância, já que a cultura lúdica é uma atividade humana, histórica e culturalmente construída através de ações significativas ao ser humano.

2-DESENVOLVIMENTO

Na Brinquedoteca a criança desenvolve diversas atividades lúdicas, passa a se conhecer melhor, dominar seus sentimentos e representar o mundo exterior, usando para isso o brinquedo.
Buscando melhor ilustrar essa ideia, perguntamos à Yasmim Camille Evangelista Silva, 10 anos, se na sua escola possui Brinquedoteca, ou se ela sabia o que é, e após uma explicação sobre o tema, se gostaria que tivesse uma. A resposta foi que em sua escola não tem, e que gostaria muito que tivesse, pois “faria e escola ficar mais gostosa de ir”, nunca tinha ouvido falar sobre isso, mas que é uma boa ideia todas as escolas possuírem, assim ela “iria todos os dias sem reclamar”.
Neste ambiente, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano escolar, na sociedade e na sua

Relacionados