A Branca De Neve

Páginas: 6 (1427 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2015

A Branca de Neve, nos últimos tempos, tivemos várias adaptações pro cinema baseadas em várias ideias diferentes dessa personagem das lendas infantis, além de alguns livros também. Mas como era realmente a história original? Embora a adaptação da Disney seja sombria que chegue, existem coisas ainda mais sombrias nesse conto.


Essa é Margarete Von Waldeck.
A primeira coisa que deve ser dita éque, provavelmente, a história da Branca de Neve nasceu de uma princesa do século XVI, chamada Margarete von Waldeck, alemã. Ela era uma moça famosa por sua beleza, e possuía uma madrasta, Katharina von Hatzfeld. O futuro Rei da Espanha, Felipe II, decidiu então se casar com Margarete, mas antes de conseguir sequer pensar no assunto, Margarete morreu envenenada. Entretanto, tirem seus cavalinhos dachuva: não, não foi a madrasta quem assassinou Margarete. Não se sabe bem ao certo como Margarete foi envenenada, mas existem muitas teorias da conspiração que dizem que não era bom para o governo de Felipe que ele se casasse com uma jovem alemã, e os espanhóis devem ter "dado um jeito de acabar com isso".

É bem possível que isso tenha inspirado os Irmãos Grimm a criarem a história original daBranca de Neve. Nela, existem alguns pontos diferentes da história da Margarete e também do filme da Disney.

1) Só o coração? Pra quê?
No filme da Disney, já sombrio, a madrasta da Branca de Neve pede que o caçador traga o coração de Branca para ela em uma caixa. No original, entretanto, além do coração, ela pede que ele leve também vários outros órgãos vitais do corpo, como pulmões, rins, fígadoetc. E não se engane: a bruxa não quer fazer aquela macumbinha básica. Ela quer mesmo é COMER isso tudo! Pois é. Nojento.

2) Um beijo de amor verdadeiro ♥ ... né?
Não... não é bem assim. Veja bem, na história original, não existe nenhum feitiço ou poção mágica na qual a maçã é embebida. Ela apenas dá uma maçã para Branca de Neve, e o "feitiço" é fazê-la se engasgar com ela. No conto original,portanto, o príncipe não BEIJA VERDADEIRAMENTE Branca de Neve e faz ela se safar da morte. Ele só coloca ela no lombo de seu cavalo, e o sacolejar faz com que o pedaço de maçã entalado se solte, e ela respire. Muita gente diz que esse príncipe era estranho (você já pensou bem no que ele iria querer fazer com uma cadáver? hehehehe Dirty Príncipe), mas é obrigação dos cristãos enterrarem qualquer mortoque veem, mesmo os largados na estrada, e esse foi provavelmente o propósito inicial do conto. A sociedade ainda era regida pelo cristianismo, então deve ter sido isso.


3) Mas então a madrasta não cai do penhasco?
Desculpe destruir seu sonho! Não. Branca de Neve é MUITO mais cruel que isso. Ela, no conto original, como punição ao que a madrasta fez com ela até ali, obriga-a a dançar até a mortecalçando sapatos de FERRO EM BRASA. Você já viu ferro em brasa? É aquilo que eles usam pra marcar gado. Pois é. Ainda mais nojento e assustador!


4)AHÁ,OSANÕESPASSARAMILESOS!
Não, não comemore ainda. Lembra da nossa amiga, Margarete Von Waldeck? Pois é, eis que ela ressurge nesse post. Não é de todo certo que os anões da Branca de Neve vieram daí, mas Margarete morava em um povoado famoso porsuas minas e escavações. Nessas minas, normalmente quem trabalhavam eram crianças, por conseguirem passar melhor pelos acessos apertados e túneis estreitos. Entretanto, elas ficavam muito estranhas e subnutridas, já que trabalhavam muito e as reações químicas que elas realizavam pra separar os metais e pedras preciosos das paredes das minas na época eram altamente tóxicas. Por isso, elas eramesquisitas, tortas, e bem parecidas com anões. Acabei de destruir mais um dos seus sonhos de infância, né? É claro que isso vem da história "real" da Branca de Neve, e nada disso existe no conto dos Irmãos Grimm, mas não deixa de ser uma curiosidade bem macabra.













Desde pequenos somos introduzidos aos contos de fadas, algo que se passa de geração em geração, e está impregnado em nossa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • branca de neve
  • A Branca de neve
  • branca de neve
  • branca de neve
  • branca de neve
  • branca de neve
  • branca de neve
  • Branca de Neve

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!