A borracha da amazonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A borracha da Amazônia
O chamado ciclo da borracha e parte importante da historia econômica e social do Brasil notadamente da Amazônia. Foi à extração e comercialização da borracha que promoveugrande expansão na colonização da região norte, atraindo riquezas e transformações econômicas e sociais para Manaus e Belém. A borracha natural e o primário da coagulação do látex e da seringueira.Com a aceleração da industrialização, na segunda guerra metade do século XIX surgiram na Europa outros tipos de indústrias, como a automobilística. A borracha, matéria-prima essencial a essasindústrias, passou a ser muito cobiçada, no exterior, e grande valor econômico.
Devido à extração da borracha, grande número de nordestino migrou para a Amazônia. Muitos eram cearenses e fugiam daseca, esses trabalhadores (seringueiros) andavam quilômetros odos os dias para extrair o látex com o que faziam bolas para vender para o exterior, eles recebiam muito pouco pelo seu trabalho maisjá os seringalistas (envolvidos no comercio) enriqueciam.
Na primeira década do século XX ocorreu um grande desenvolvimento da extração de borracha no norte do Brasil, a extração era feitaprincipalmente para fabricação de pneus e bicicletas. No Brasil o esplendor da economia se deu entre 1898 e 1910 , quando a borracha correspondeu a 25,7% do valor das exportações brasileiras, ficando apenasatrás do café.Durante aqueles anos, a borracha enriqueceu as elites do Pará e do Amazonas, e permitiram a facilitação da circulação de pessoas e mercadorias e o escoamento da produçãoextrativista regional, além de levar para Manaus e Belém e os empresários europeus norte-americanos, que obtinham a borracha a preços relativamente baixos e vendiam aqui produtos industrializados....
tracking img