A biossegurança e o gerenciamento de residuos de serviços de saúde.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A BIOSSEGURANÇA E O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

Rejane Moreira Pessoa
Marcos Santos da Silva, M.Sc2
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre biossegurança, buscando os principais pontos a serem alcançados com o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde, com ênfase na importância do momento de suaelaboração, o processo da execução e implementação do mesmo. O estudo tem como proposta expor a importância de se ter um bom programa, não somente no papel, mas sim de demonstrar qual o comprometimento destes estabelecimentos perante os profissionais, sociedade e meio ambiente, para se ter uma visão global. A metodologia utilizada foi exclusivamente bibliográfica, fundamentada através de livros, artigoseletrônicos, teses e periódicos. Pelo exposto, conclui-se que no intuito de solucionar a questão dos resíduos dos serviços de saúde, é preciso que os profissionais de saúde sejam instruídos e treinados para aplicação efetiva das medidas de biossegurança, uma vez que estas proporcionam economia de recursos, preservam o meio ambiente e garantem uma qualidade de vida melhor às gerações futuras.Palavras-chave: Biossegurança. Gerenciamento de Resíduos. Saúde. Qualidade de vida.

ABSTRACT: This paper aims to conduct a literature review on biosecurity, seeking the main points to be reached with the Program Solid Waste Management of Health Services, with emphasis on the importance at moment of its elaboration, the implementation process. The proposed study is to expose the importance ofhaving a good program, not only on paper, but which demonstrate the commitment of these institutions before the professional, society and environment, to have a global vision. The methodology used was literature exclusively, based in books, electronic items, theses and journals. For these reasons, conclude that in order to address the issue of waste from health services, it is necessary that healthprofessionals are educated and trained for effective implementation of biosecurity measures, since they provide economic resources, preserve the environment and ensure a better quality of life for future generations.

Keywords: Biosecurity. Waste Management. Health. Quality of life.


1 INTRODUÇÃO

A crise econômica vivenciada por toda a América Latina nas últimas décadas tem resultado emgrandes iniquidades sociais que se refletem na atual situação sanitária desta região. O estudo dessa situação, assim como seu enfrentamento, apresenta-se, para os trabalhadores da área da saúde, como um desafio de grande complexidade. Mensurar o estado de saúde e bem-estar de uma determinada população é, portanto, uma tarefa complexa, porém necessária para que sejam feitos diagnósticos e realizadasintervenções, assim como avaliado o impacto produzido nesta população.
Os seres humanos constituem o centro das preocupações relacionadas com o desenvolvimento sustentável, isso implica em qualidade de vida, trabalho com ênfase no social. A finalidade precípua dos órgãos gestores de saúde deve sempre a de evitar que as pessoas adoeçam, elaborando diretrizes, metas, voltadas ao desenvolvimento doser humano de forma saudável no intuito de promover, prevenir ou mesmo ofertar condições de tratamentos à maioria das patologias advindas, evitando os altos custos relacionados ao tratamento.
A atual situação do trabalhador de saúde é bastante crítica, refletindo uma série de fatores que conduzem ao estresse, onde profissionais são acometidos pelas exigências impostas ao trabalho na execução daassistência, tendo em vista que o profissional de saúde encontra-se em situação de estresse, relacionado à sua própria atividade que envolve riscos ocupacionais nos locais de trabalho, os trabalhos em turnos, as jornadas de trabalho excessivas e a responsabilidade de conviver no cotidiano com o sofrimento e a morte, têm levado os profissionais de saúde a adoecerem e a um considerável número de...
tracking img