A Biodiversidade Assegura O Equil Brio Dos Ecossistemas

482 palavras 2 páginas
A biodiversidade assegura o equilíbrio dos ecossistemas, sendo assim os danos provocados repercutem não só nas espécies que habitam determinado local, mas, todas as outras e no próprio ambiente, visto que afeta a tênue rede de relações entre as espécies e o meio em que vivem.
Sua importância para um ecossistema reside no fato de que, quanto maior a biodiversidade, maiores serão as trocas de energia e matéria entre os seres vivos, através de cadeias alimentares que começam nas plantas verdes fotossintéticas, passam pelos animais herbívoros que se alimentam de tais plantas e normalmente terminam nos animais carnívoros, que estão no topo da cadeia. Resumindo, quanto maior a biodiversidade de um ecossistema, mais complexas e variadas serão as cadeias alimentares formadas pelos seres vivos que habitam o mesmo.
A Terra funciona como uma máquina incrivelmente complexa e não parece haver partes desnecessárias. Cada espécie - do mais simples micróbio aos seres humanos - desempenha uma parte em manter o planeta funcionando normalmente. Neste sentido, cada parte está relacionada. Se muitas destas partes, de repente, desaparecerem, então, a máquina - que é a Terra - não conseguirá funcionar da maneira devida. A biodiversidade é responsável pelo equilibro do planeta, ou seja, se uma determinada espécie é extinta, a cadeia alimentar sofre uma alteração drástica e compromete a vida de outros seres vivos. Imagine uma grande floresta, com inúmeras espécies de seres vivos. Ao habitar essa área, plantas e animais interagem entre si e com o ambiente que os cerca — elementos não vivos como o sol, a terra, a água e o ar. A esse conjunto dá-se o nome de ecossistema, em que os seres vivos obtêm do meio os nutrientes e a energia necessários para a sobrevivência. Se a biodiversidade é de alguma forma afetada, essas relações alimentares se desequilibram, pondo em risco a continuidade da vida. Por isso, a biodiversidade está ligada à preservação da vida no planeta.

Perseu era o filho do

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas