A biblioteca escolar e suas possibilidades para a educação na sociedade da informação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A BIBLIOTECA ESCOLAR E SUAS POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Caroline da Rosa Ferreira Becker[1]

Resumo: O artigo apresenta algumas considerações sobre a biblioteca escolar e suas possibilidades para a educação na sociedade da informação. Realiza um levantamento bibliográfico sobre toda a história da biblioteca escolar até os dias de hoje, como também sobre aeducação na sociedade da informação. Conclui que, diante de um cenário educacional que requer novas habilidades para se utilizar eficazmente à informação, a biblioteca escolar pode ser um instrumento para contribuir para a qualidade da educação.

Palavras-chave: Biblioteca escolar; Biblioteca; Sociedade da Informação; Educação na Sociedade da Informação.

1 INTRODUÇÃO
Na sociedade dainformação, a informação passa a ser pressuposto de benefícios, mas também de exclusão para determinadas parcelas da sociedade. Benefícios porque permite que se tenha acesso a praticamente todo conteúdo informacional mundial, através da Internet, e exclusão porque esse acesso é exclusivo para alguns (àqueles que têm condições financeiras de possuir um computador conectado à Internet, ou que a ela têm acessoem bibliotecas, escolas, lan houses, etc). Outra questão que surgiu juntamente com a explosão informacional foi à dificuldade de acessar, localizar, filtrar, utilizar eficazmente, adaptar-se e socializar toda essa informação, além de obter benefícios para a sociedade, perante toda essa gama de informações.
A educação é a base para a formação de uma sociedade onde haja a inclusão e justiçasocial, de uma sociedade capacitada para utilizar as TIC. Torna-se necessário, porém, ir além do simples fato de oferecer educação (através da construção de escolas, da exigência da presença do aluno na escola, do oferecimento de incentivos para a permanência do aluno na escola), capacitando alunos, professores e a comunidade para que estes estejam preparados para fazer uso e aplicar eficazmente ainformação. A educação na sociedade da informação exige mudanças em todo o cenário escolar, pois as TIC que estão sendo e outras que serão implantadas, requerem tanto dos alunos, como dos professores, novas habilidades para ler e compreender este ambiente telecomunicacional.
Nesse cenário informacional, existe um local no qual deve ser disponibilizado e também fomentado o acesso àinformação: a biblioteca escolar. Considera-se a questão da inclusão e também da exclusão informacional da sociedade da informação, como também as TIC (ferramentas que também estão presentes neste ambiente e também no dia-a-dia dos usuários), como pressupostos para que os ambientes das bibliotecas sejam re-pensados e re-organizados, a fim de que atendam às reais necessidades informacionais da sociedade. Cunha(2008) relata que é necessário aumentar a percepção do brasileiro quanto à importância das bibliotecas, uma vez que a imagem das bibliotecas é vinculada aos livros e com o advento das TIC, as pessoas acreditam que o livro impresso vai desaparecer, e como conseqüência também as bibliotecas. Para Manguel (1997), um avanço tecnológico antes promove do que elimina aquilo que supostamente devesubstituir. Nessa linha de pensamento, é possível que a Internet possa ser um caminho para o desenvolvimento das bibliotecas, já que esta precisa de mudanças em virtude daquela também oportunizar o acesso à informação. Essas mudanças dizem respeito a uma nova maneira de integração do ambiente da biblioteca na sociedade da informação, através do oferecimento de atividades e serviços que possibilitem aocidadão viver de uma forma mais justa e igualitária, em se tratando de ações relativas à informação.
Frente a estas realidades que surgiram em virtude do advento da sociedade da informação, a biblioteca escolar é o local no qual as informações encontram-se “de preferência” organizadas e visam a atender a demanda por informações, como também ensinar essa demanda a utilizar de uma forma...
tracking img