A biblioteca escolar no processo de ensino aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Kenilce Reis Chagas*
Rosangela Rocha Ferreira
Suelma Silva de Jesus


RESUMO
Relata a importância da biblioteca escolar na construção do processo de ensino aprendizagem. Aborda o exemplo da biblioteca escolar Luzenir Mata Roma, bem como a necessidade de políticas públicas pedagógicas no ambiente escolar. Ressalta a importância dobibliotecário como educador no ambiente da biblioteca escolar. Enfatiza a ação cultural no âmbito da biblioteca com o objetivo de contribuir na formação do individuo buscando a expressão cultural de cada ser.

Palavras-Chave: Biblioteca Escolar. Bibliotecário. Políticas Públicas.

1 INTRODUÇÃO

A Biblioteca vem aperfeiçoando os seus serviços ao longo dos tempos, pois mudou a imagem de guardiã doconhecimento, expandiu os diversos tipos de suportes da informação como o pergaminho, o papiro, entre outros, e hoje desempenha um importante papel no processo educativo e deverá servir de suporte a programas de educação, integrando-se à escola como parte dinamizadora de toda ação educacional.
Quando refletimos sobre a biblioteca escolar, fica evidente a visão geral de um espaço fechado esilencioso, onde os livros são apenas depositados e que a pesquisa funciona somente como cópia de textos. A esse respeito AMATO e GARCIA (1998, p.11) afirma que “uma escola sem biblioteca é uma instituição incompleta, e uma biblioteca não orientada para um trabalho escolar dinâmico torna-se um instrumento estático e improdutivo dentro desse contexto”
Além de despertar o gosto pela leituracomo forma habitual de lazer, a escola junto com a biblioteca possibilitam o acesso ao conhecimento para a formação de um cidadão consciente e capaz de um pensamento crítico e criativo. Ela deverá ser adequada aos leitores que a freqüentam, respeitando e integrando-os para exercerem plenamente sua cidadania, significando, então, uma maior participação do bibliotecário no processo cultural do qualfazem parte, também, os professores, pedagogos, escritores e pesquisadores que vêem na leitura um ato de conscientização do indivíduo. Portanto, o papel que cabe à biblioteca escolar e, por extensão, ao bibliotecário que nela atua, é o de estimular, coordenar e organizar o processo de leitura para que, por meio dela, a criança/adolescente/jovem aumente seus conhecimentos, sua capacidade crítica ereflexiva que lhe permitam atuar melhor na sociedade.
Nessa linha de pensamento adotamos como exemplo a Biblioteca Luzenir Mata Roma, que se torna um modelo clássico, de uma instituição que funciona sem um modelo de gestão adequado e sem o profissional da informação para executar a organização do acervo como um todo, pois há necessidade de um tratamento técnico das obras, entre outrasatividades implicando diretamente na qualidade dos serviços prestados.
Assim, o objetivo geral deste estudo é desenvolver uma reflexão sobre a influência da biblioteca escolar como espaço de comunicação e socialização do conhecimento, e do bibliotecário que tem uma responsabilidade enorme, pois dependerá dele (de seus próprios valores e crenças), o resultado das ações efetuadas dentro dabiblioteca. Ele irá lutar pela conquista da igualdade de oportunidades sociais que possibilitem a todos os estudantes o acesso ao conhecimento registrado no processo de ensino aprendizagem, possibilitando o acesso à informação e sua utilização para o progresso da sociedade.

2 BIBLIOTECA ESCOLAR


A biblioteca escolar é no contexto de qualquer instituição de ensino fundamental e médio umórgão essencial no desenvolvimento intelectual, social e cultural dos alunos, um espaço responsável pela formação do cidadão. A escola, inserida num contexto social tem uma dinâmica de mudanças mais veloz, continua ainda, com práticas administrativas e pedagógicas e estabelece relacionamentos entre atividades da biblioteca escolar que é uma instituição pertencente à sociedade, para prática...
tracking img