A beleza ao longo do tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1078 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 20 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A BELEZA AO LONGO DO TEMPO
INTRODUÇÃO
Cotidianamente os meios de comunicação nos bombardeiam com consideram o atual padrão de beleza humana. Mesmo sendo a ideia de beleza carregada de subjetividade, daí a famosa expressão "gosto não se discute", ao longo do tempo foram construídos diferentes discursos em torno da beleza do corpo humano (particularmente o corpo feminino) que resultaram nadelimitação de modelos estéticos e serem perseguidos e mesmo impostos.
Padrão de beleza é um termo utilizado para indicar a aparência ideal, tanto das mulheres quanto dos homens. Ele está em constante mudança, causada pela tendência da época. Atualmente, a beleza feminina é imposta pelas passarelas e modelos dos países ricos: alta, loira, olhos claros e magérrima. Esta visão foge completamente dosgenes brasileiros, onde se encontra mulheres morenas, com muitas curvas e olhos escuros.
Antigamente, o padrão era completamente diferente. Mulheres mais corpulentas eram as mais belas, pois demonstravam que elas eram ricas e comiam muito. As magras eram malvistas, pois eram sempre da camada mais pobre daquela sociedade.

CONTEÚDO
Ao longo dos anos podemos observar que a beleza muda muito de umaépoca para outra, o que já foi bonito em outros anos, hoje pode não ser mais. A mídia dita os padrões de beleza, que devem ser seguidos rigorosamente. Muitas pessoas seguem trazendo complicações para saúde física e mental. A parte da população que mais sofre com essa ditadura da beleza é a adolescência, que já passa por muitas mudanças nessa fase e acaba sofrendo esse bombardeio da mídia quevende corpos "bonitos e magros" e que muitas vezes não são saudáveis.
Um grande exemplo deste padrão atual é a boneca infantil Barbie. Tem todas as características de uma mulher ideal do hemisfério norte ocidental, como o de uma modelo, e demonstra claramente como as meninas já sofrem influencia desta imposição social desde crianças.
É preciso entender que, quando o assunto é Brasil, vivemos numasociedade onde a mistura de raças é muito grande. Portanto, padrões de beleza estereotipados não dão muito certo se aplicados a um país como o nosso.
Existem pessoas que colocam determinado padrão de beleza em primeiro plano nas suas vidas. O resultado acaba sendo anorexia, bulimia e um convívio terrível com as pessoas, principalmente na vida profissional e familiar.
Podemos falar também do padrãode beleza do homem. Os homens definidos eram os guerreiros, gladiadores, aqueles que mostravam sua força, seu lado “macho protetor”. Geneticamente, os humanos estão predispostos a olhar para homens com feições “grosseiras” como líderes natos, os “chefes da matilha”. Isso não significa que naquela época não havia outras opiniões sobre o que era belo. Muitos achava os filósofos um exemplo de belezae os admiravam por sua inteligência.
Podemos observar desde a Pré-História, a Mulher de Willendorf (ou Vênus), que uma estátua esculpida há mais de 22 mil anos retrata uma idealização do corpo da mulher totalmente diferente da de hoje: seios, barriga e vulva são extremamente volumosos e representariam a maternidade, considerado o maior atributo da mulher.
O Renascimento trouxe a mulherrepresentada na pintura, onde os cabelos alvos, a pele clara, pescoço longo e ombros e peitos fortes eram os modelos de beleza no Maneirismo, escola de pintura que exagerava nas formas da época.

No século XIX as curvas ainda predominavam como padrão de beleza da mulher. O espartilho é uma peça fundamental na criação desse novo modelo: dando a forma de ampulheta ao corpo da mulher, com a cinturabastante fina em contraste com os braços carnudos e pernas fortes.

O século XX transformou os antigos costumes. As mulheres começaram a explorar mais o próprio corpo, recuperando o ideal  de boa forma. A transformação cultural ocorrida na década de 1920, trouxe a emancipação feminina. Os espartilhos foram substituídos pelo sutiã. Neste período, Coco Chanel revolucionou o conceito de beleza...
tracking img