A beira do leito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
O artigo trata do processo comunicativo de uma equipe multidisciplinar de saúde no atendimento aos pacientes que procuram o Pronto Atendimento Municipal de Santa Maria/RS. A pesquisa objetivou analisar a percepção da equipe em relação ao sistema e ao funcionamento da comunicação na instituição, ou seja, evidenciar os principais atributos que favorecem e dificultam a comunicaçãointerpessoal entre a equipe de saúde e os pacientes. Os dados foram coletados por meio de um formulário estruturado com dez questões, abertas e fechadas. A análise da comunicação organizacional sob a ótica da equipe de saúde aponta ser o nível interpessoal fundamental na articulação e mobilização de idéias e conhecimentos e no processo de ação e regulação mútua, no que tange a vivências de situaçõesconcretas e a soluções de problemas organizacionais.
Palavras-chave: comunicação, saúde, organização.
Introdução
O setor hospitalar caracteriza-se como parte integrante de um sistema coordenado de saúde. Sua essência está em conferir à sociedade assistências preventiva e curativa. Antecedente a essa distinção organizacional está seu caráter institucional. Ele o revela, devido ao seu atributo social,como um proveitoso centro de investigações dos processos comunicacionais, à medida que permite a análise do papel da comunicação organizacional na atuação das equipes multiprofissionais de saúde.
É imperativa a ampliação das discussões das interfaces da comunicação e da saúde, uma vez que a codificação do processo de comunicação interfere diretamente na recuperação do paciente, pois o serviçoassistencial de saúde intenciona, através de atributos de eficiência e efetividade técnica, proporcionar um entendimento harmonioso entre ele e a equipe de enfermagem e de médicos e, conseqüentemente, um melhor atendimento. Em outras palavras, a efetividade da comunicação entre a equipe multiprofissional de saúde e o paciente hospitalar possibilita a melhora desse, a qual é alcançada por meio daharmonização dos relacionamentos interpessoais. Nesse sentido, o preparo da equipe de saúde para uma relação de comunicação conexa com o paciente é necessário, pois ela imprescinde estar ciente da importância da comunicação nos resultados de suas ações assistenciais.
Nos ambientes institucionais de saúde, quer sejam hospitais ou unidades de pronto atendimento à saúde, as relações interpessoais recebeminfluências da estrutura hierárquica, do número de pessoas envolvidas por turno de trabalho, do grau de resolução que cada pessoa é capaz de oferecer aos problemas enfrentados, dos cargos ocupados, do poder exercido pelas chefias, do grau de flexibilidade permitido entre as pessoas, da satisfação com a tarefa desempenhada, da relevância dada pelos membros da equipe ao trabalho, das condiçõessatisfatórias de trabalho, da relevância social do trabalho executado pelos profissionais da saúde, entre outros fatores.
A análise dos dados, coletados por meio de um formulário estruturado, com dez questões abertas e fechadas, teve por objetivo organizar e sumariar os dados de forma a possibilitar o fornecimento de resposta aos problemas propostos para a investigação. As informações expressas pelosrespondentes foram relatadas por meio da descrição, caracterizando a abordagem proposta, de cunho fenomenológico.
Comunicação: conceito, processo e contexto organizacional
Em consonância com Peruzzolo (2002, p. 20), comunicação é diálogo e partilha. A convivência social é um modo de se comunicar, pois "ela é a respiração de uma sociedade", sendo também ressaltada como um processo deinfluências. Comunicar-se implica a existência de um "relacionamento entre uma pessoa e outra pessoa, através de um meio material" (PERUZZOLO, 2002, p. 28). Logo, a comunicação é uma relação de um ser (emissor, o que produz e emite a mensagem) com outro ser (receptor, o qual recebe a mensagem, a percebe e, assim, deve emitir uma resposta para que se tenha a certeza de que a comunicação ocorreu), por um...
tracking img