A batalha dos bichos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A REVOLUÇÃO DOS BICHOS


George Orwell
Edição Rindendo Castigat Mores

O livro foi escrito na época da segunda guerra mundial sendo um ataque sutil ao modelo de governo de Stalin, mostrando através desta sátira os sonhos de liberdade sendo destruídos pela escravidão da ditadura para onde esta utopia leva. É um retrato fiel da tentativa deimplantar o comunismo na União Soviética.
A estória acontece em uma granja chamada "Granja Solar", onde os animais se sentem prejudicados pelo excesso de trabalho e pouca comida, sendo então, em suas mentes, explorados e escravizados pelo seu dono, agora visto como um tirano.
Inicia-se uma revolução entre os bichos após o velho porco Major, grande campeão numa exposição e de alto prestígioentre os animais, revelar um sonho onde mostra como será o mundo sem o homem, lembrando de uma canção revolucionária que aprendera na infância, levando os animais à mais extrema excitação, implantando neles uma ideia de sociedade perfeita em que os animais são senhores de suas próprias vidas, passando à ser "o homem o único e verdadeiro inimigo", que precisa ser retirado de cena para que a fome e asobrecarga de trabalho desapareça para sempre.
É feita uma votação onde os ratos e coelhos também são reconhecidos como "camaradas", prosseguindo ainda, o Major lembra que o dever dos bichos é ter o homem como inimigo, "o que anda sobre duas pernas é inimigo e os que andam sobre quatro pernas ou tenha asas é amigo", que devem evitar se assemelhar ao homem nos seus hábitos, como, dormir emcamas, usar roupas, beber álcool, fumar, tocar em dinheiro ou fazer comércio, "todos os hábitos dos homens são maus", e principalmente, nenhum animal jamais deve tiranizar outros animais, todos os animais são iguais.
Após três noites o Major vem à falecer e durante três meses houve intenso trabalho à fim de instruir e organizar os animais, e esta tarefa recai sobre três porcos, Bola de Neve eNapoleão, reconhecidamente os mais inteligentes, juntamente com garganta que era um exímio orador de notável poder persuasivo.
Organizaram um sistema de pensamento ao qual chamaram "animalismo", havendo ainda assim receio no início por parte dos mais fracos que mencionaram dever de lealdade ao Sr. Jones por ser o seu dono, porém tinham dois discípulos fiéis, Sansão e Quitéria, cavalos detração que não pensavam por si mesmos, apenas absorviam informações e as repassavam, simbolizando estes a maioria do povo.
Por fim, acontece a revolução, Sr. Jones, sua esposa e seus peões são expulsos da granja que é tomada pelos bichos que trocaram imediatamente seu nome de "Granja Solar" para "Granja dos Bichos".
Os princípios do animalismo são resumidos em sete mandamentos que no princípiosão rigorosamente cumpridos, porém algo diferente chama a atenção, o leite tirado das vacas desaparece, mistério que logo adiante é desvendado, é misturado à ração dos porcos sob o pretexto de não falhar na missão, passam então à dominar o território com sutileza, tendo então além do leite, as maçãs reservadas para si, o que os outros animais aceitaram sem mais questionar pois afinal, nenhumdeles queria o Jones de volta à granja, era para o bem dos bichos.
Sansão cria um lema para a solução de cada problema que surge, "trabalharei mais ainda", lema este que foi levado até a sua cruel morte.
Tudo parece perfeito, os bichos donos de si e de suas colheitas, e por mais que trabalhem , agora muito mais que na época do Jones, o faziam com prazer, movidos pela ideia de igualdade eda "perfeição" do socialismo; Neste momento os animais estudam mecânica, carpintaria e são alfabetizados com os livros trazidos da casa grande, em pouco tempo quase todos os animais estavam mais ou menos alfabetizados, sendo os porcos os que mais aprendiam.
Lulu e Ferrabás dão à luz a nove cachorrinhos; Tão logo desmamados, Napoleão os leva sob o pretexto de cuidar de sua educação,...
tracking img