A BACIA HIDROGR FICA DO RIO PRETO 001

2629 palavras 11 páginas
Sumario

1- A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PRETO
2- Meio Biótico
3- Meio Abiótico
4- Meio sócio / econômico
5- Impactos Ambientais
6- Medidas Mitigadoras
7- Conclusão
8- Referencias

A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PRETO
A bacia hidrográfica do rio Preto, em toda a sua extensão, ocupa área de 1.045.900 hectares, abrangendo os estados de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal, fazendo parte da bacia hidrográfica do rio São Francisco. O rio Preto tem as suas nascentes no município de Formosa, em Goiás, e deságua no rio Paracatu, em Minas Gerais, com extensão total de aproximadamente 380 km.

No Distrito Federal a bacia compreende uma área de 131.300 hectares, representando 22,5% do seu território. Na parte norte da bacia; o ribeirão Extrema e o rio Jardim, localizados na parte central; e o córrego São Bernardo, ao sul. A drenagem segue em sentido as regiões noroeste – sudeste.

Meio Biótico
O rio preto possui uma grade diversidade de fauna e flora, devido pertencer a região do cerrado se encontra vários tipos de vegetações, desde plantas fornecedoras de madeira, cortiça, tanino, plantas forrageiras, eucaliptos, ate plantas medicinais. Também possui grande variedade de fauna, com espécies de sagui-estrela, jacu, veado monteiro, macaco prego, podendo citar também o lobo-guará, a perdiz, a seriema, o teiú e o tatu galinha, que são comuns de ser vistos na área citada.

Meio Abiótico

Bacia do rio preto possui um clima tropical com duas estações bem definidas: verão, quente e chuvoso e inverno, frio e seco. O lugar não há variações significativas de chuvas, mas as diferenças altitudes e o composto da vegetação fazem mudanças na temperatura e o surgimento de microclimas.
As maiores temperaturas médias encontradas são entre os meses de setembro a março, enquanto as menores são registradas nos meses de junho e julho onde a temperatura média é de 19,1° C.
Os parâmetros climáticos que geralmente acontecem para apresentação

Relacionados