A AVENTURA DO ANTIBIÓTICO

Os nossos corpos estão repletos de bactérias. O micróbio divide-se de 20 em 20 minutos, formando enormes exércitos, colônias persistentes de clones que se reproduzem infinitamente. Acima de tudo, as bactérias adoram as nossas membranas unidas e os nossos corpos a 37° C. De fato, os nossos corposcontêm 10 vezes mais micróbios do que células.
Das numerosas espécies de bactérias, são poucas as perigosas para o corpo humano. Produzem toxinas e multiplicam-se, provocando infecções que ameaçam a saúde. Os estafilococos, os pneumococos e os estreptococos provocam septicemia, pneumonia e tuberculose.
É difícil imaginar como era avida antes de surgirem os antibióticos. Nos séculos XVII, XVIII e XIX, a esperança de uma vida era de 30 a 40 anos. Geralmente, as pessoas morriam devido a infecções, tuberculose ou pneumonia, e a todo o tipo de doenças que se curam facilmente, agora. Um exemplo perfeito é a sífilis.
O tratamento para essa doença costumava ser saisde mercúrio, que eram extremamente tóxicos. Depois disso, experimentaram arsênico e sais de metais pesados. Muitos não sabem que, até 1945, os médicos até usavam um parasita responsável pela malária, chamado Plasmódio.
O processo de descoberta dos antibióticos sofreu uma reviravolta quando os cientistas perceberam como asbactérias e os vírus influenciam a propagação de doenças infecciosas. Pasteur e Robert Koch, em particular, descobriram os agentes infecciosos responsáveis pela tuberculose e pela cólera. Mas saber como travar a sua proliferação já era outra história.
Foi só na década de 20 que Sir Alexandre Fleming descobriu o primeiro tratamento. Oantibiótico é a primeira cura capaz de atacar o micróbio, o único tratamento verdadeiramente mágico na história da humanidade, em apenas alguns anos os antibióticos se tornaram os pilares da vida moderna. As suas enzimas são capazes de feitos até aqui inalcançáveis: penetrar a parede do micróbio e matar as bactérias a partir [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). A aventura do antibiótico - resumo do filme. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Aventura-Do-Antibi%C3%B3tico-Resumo/673436.html

MLA

"A aventura do antibiótico - resumo do filme" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Aventura-Do-Antibi%C3%B3tico-Resumo/673436.html>.

MLA 7

"A aventura do antibiótico - resumo do filme." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Aventura-Do-Antibi%C3%B3tico-Resumo/673436.html>.

CHICAGO

"A aventura do antibiótico - resumo do filme." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Aventura-Do-Antibi%C3%B3tico-Resumo/673436.html.