A AVENTURA DO ANTIBIÓTICO

Os nossos corpos estão repletos de bactérias. O micróbio divide-se de 20 em 20 minutos, formando enormes exércitos, colônias persistentes de clones que se reproduzeminfinitamente. Acima de tudo, as bactérias adoram as nossas membranas unidas e os nossos corpos a 37° C. De fato, os nossos corpos contêm 10 vezes mais micróbios do que células.
Das numerosas espécies debactérias, são poucas as perigosas para o corpo humano. Produzem toxinas e multiplicam-se, provocando infecções que ameaçam a saúde. Os estafilococos, os pneumococos e os estreptococos provocamsepticemia, pneumonia e tuberculose.
É difícil imaginar como era a vida antes de surgirem os antibióticos. Nos séculos XVII, XVIII e XIX, a esperança de uma vida era de 30 a 40 anos. Geralmente, aspessoas morriam devido a infecções, tuberculose ou pneumonia, e a todo o tipo de doenças que se curam facilmente, agora. Um exemplo perfeito é a sífilis.
O tratamento para essa doença costumava ser sais demercúrio, que eram extremamente tóxicos. Depois disso, experimentaram arsênico e sais de metais pesados. Muitos não sabem que, até 1945, os médicos até usavam um parasita responsável pela malária,chamado Plasmódio.
O processo de descoberta dos antibióticos sofreu uma reviravolta quando os cientistas perceberam como as bactérias e os vírus influenciam a propagação de doenças infecciosas. Pasteure Robert Koch, em particular, descobriram os agentes infecciosos responsáveis pela tuberculose e pela cólera. Mas saber como travar a sua proliferação já era outra história.
Foi só na década de 20que Sir Alexandre Fleming descobriu o primeiro tratamento. O antibiótico é a primeira cura capaz de atacar o micróbio, o único tratamento verdadeiramente mágico na história da humanidade, em apenasalguns anos os antibióticos se tornaram os pilares da vida moderna. As suas enzimas são capazes de feitos até aqui inalcançáveis: penetrar a parede do micróbio e matar as bactérias a partir do... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). A aventura do antibiótico - resumo do filme. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Aventura-Do-Antibi%C3%B3tico-Resumo/673436.html

MLA

"A aventura do antibiótico - resumo do filme" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Aventura-Do-Antibi%C3%B3tico-Resumo/673436.html>.

MLA 7

"A aventura do antibiótico - resumo do filme." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Aventura-Do-Antibi%C3%B3tico-Resumo/673436.html>.

CHICAGO

"A aventura do antibiótico - resumo do filme." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Aventura-Do-Antibi%C3%B3tico-Resumo/673436.html.