A avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Maria Elisabeth Kraemer

A avaliação é parte integrante do processo ensino aprendizagem e hoje ganhou um espaço vasto nos processos de ensino. Para isso requer um preparo técnico e grande capacidade dos profissionais.
No novo paradigma a avaliação da aprendizagem é um processo mediador na construção do currículo; afirma Perrenoud (1999).
O professor não pode supervalorizar os resultados dasprovas periódicas. O professor que trabalha de uma forma dinâmica e com interação a longo do ano sabe da produção e participação de cada aluno. A prova é somente uma formalidade do processo escolar, sendo assim a avaliação formal é datada e obrigatória, por isso deve ter inúmeros cuidados em sua elaboração e aplicação.
1. INTRODUÇÃO
Os métodos de avaliação exercem espaço importante no conjuntodas praticas pedagógicas aplicadas ao processo de ensino aprendizagem.
Oliveira (2003), afirma que devem representar as avaliações aqueles instrumentos imprescindíveis à verificação do aprendizado efetivamente realizado pelo aluno, ao mesmo tempo em que forneçam subsídios ao trabalho docente.
A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão para a melhoria da qualidade de ensino.
2.ORIGEM DA AVALIAÇÃO
Avaliar tem origem do latim a + valere, e significa atribuir valor e mérito ao objeto em estudo.Então podemos dizer que avaliar é atribuir juízo de valor sobre a propriedade de um processo para a aferição da qualidade do seu resultado.
Ela tem sido estudada desde o inicio do século XX, mas segundo Caro apud Goldberg & Souza (1982), desde 1897 existem registros dos relatos deJ.M. Rice sobre uma pesquisa avaliativa utilizada para estabelecer a relação entre o tempo de treinamento e o rendimento em ortografia, revelando que uma grande ênfase em exercícios não levava necessariamente a um melhor rendimento.
Nessa época, as pesquisas avaliativas voltavam-se particularmente para a mensuração de mudanças do comportamento humano.
A avaliação da aprendizagem tem seusprincípios e características no campo da Psicologia, sendo que as duas primeiras décadas do século XX foram marcadas pelo desenvolvimento de testes padronizados para medir as habilidades e aptidões dos alunos.
A avaliação descreve que conhecimentos , atitudes e aptidões que os alunos adquiram. Está informação é necessária ao professor para procurar meios e estratégias que possam ajudar os alunos aresolver essas dificuldades e é necessária aos alunos para se notarem delas e tentarem ultrapassá-las coma ajuda do professor e com o próprio esforço e por isso ela tem uma intenção formativa.
As avaliações a que o professor faz enquadram-se em três grandes tipos: avaliação diagnostica, formativa e somativa.
3. EVOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO
A começar do inicio do século XX, a avaliação atravessa pelo menosquatro gerações, segundo Guba e Lincoln, apud Firme (1994). São elas: mensuração, descritiva, julgamento e negociação.
3.1- Mensuração – não distinguia e medida. O papel do avaliador era, então, em eminentemente técnico e, neste sentido, testes e exames eram indispensáveis na classificação de alunos para se determinar seu progresso.
3.2-Descritiva – essa geração surgiu em busca de melhorentendimento do objetivo da avaliação. Como na geração anterior só oferecia informações sobre o aluno. O avaliador estava muito mais concentrado em descrever critérios. Nesta época que surgiu o termo “avaliação educacional”.
3.3-Julgamento – a terceira geração questionava os testes padronizados e o reducionismo da noção simplista de avaliação como sinônimo de medida; tinha como preocupação maior ojulgamento. O julgamento passou a ser crucial do processo avaliativo, pois não só precisava de medir, descrever era preciso também julgar.
3.4-Negociação – essa geração é um processo interativo, negociado, que se fundamenta num paradigma construtivista. Segundo Souza (1993) a finalidade da avaliação é fornecer, sobre o processo pedagógico , informações que permitam aos agentes escolares decidir...
tracking img