A aulas de história ,geografia e artes no ensino fundamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Durante esta PA entendemos que ao colocar a prática de ensino como passível de sistematização, o planejamento traduz o esforço metódico de apropriação da teoria.
Em torno dele os professores organizam variados tempos e espaços de aprendizagem na escola e esta didática tem como principal objetivo propiciar as condições para que todos aprendam na escola.
Esta PA tem como objetivo mostrar aimportância aprender uns com os outros como melhor ensinar, divulgando nossos êxitos e dificuldades, buscando aprofundamentos teóricos e práticos.
Para isso temos que ter em mente alguns aspectos importantes, por exemplo: como agir, por que mudar, em que circunstâncias os alunos aprendem melhor, em que condições de trabalho o ensino é desenvolvido, quais são os tempos de ensinar e aprender vividos,entre outras questões.
O desenvolvimento desta PA foi muito importante, pois nos mostrou um novo olhar para a sala de aula, em razão do presente, da socialização de saberes, da consciência sobre as dificuldades e as conquistas do ofício.
Nesta UTA cursamos as disciplinas de Metodologia do Ensino de Arte, Metodologia do Ensino de Geografia, Metodologia de Ensino de História e Pesquisa e PráticaProfissional – A Aula.
Veremos como a arte pode ser uma forma de expressão, dentro de uma cultura.
Que a geografia estuda o espaço geográfico, em qualquer escala (local, regional, nacional, global) e numa perspectiva relacional. O espaço geográfico tem relações sociais, políticas, econômicas, culturais.
Por fim também veremos que a história é uma forma de conhecimento sobre o ser humano em suasrelações sociais ao longo do tempo.

2. AS AULAS DE HISTORIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E
COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.

Entendemos o termo intercultural como adequado para pensar a interação social na sala de aula. Cada pessoa ou grupo de pertencimentos possui saberes experimentados em diferentes espaços de socialização.Levam para a escola sua cultura de referência.
Quando em comunicação na sala de aula, os diferentes sujeitos culturais, lançam-se ao diálogo, apropriam-se de saberes outros e, na interculturalidade, na interação entre as culturas produzem novos sentidos.
Nessa didática intercultural, tais oposições são desconstruídas à medida que a prática educativa se abre para o acolhimento do outro na suasingularidade, para o inusitado, tornando o professor mais capaz de dialogar, por aprender a ouvir e, assim partilhar conhecimentos.
Segundo essa perspectiva intercultural, a aula não pode ser entendida como dada a priori pelo professor, na posição de autoridade do saber, para ser assimilada pelos educadores passivos, ocupando, assim, o lugar do não saber.
Através de relações intraescolares teremosuma maior segurança para o mapeamento do plano de aula, na certeza de que este será modificado quando posto em prática com os alunos e quando se tornar novamente objeto de estudo da prática pedagógica.
É nessa dinâmica que significamos permanentemente a docência, construindo, desfazendo e recriando o saber didático.
A elaboração do planejamento enseja tempos/espaços favoráveis aos educadores quese dedicam a aprender a como ensinar, refletindo sobre suas aulas, tomando como referência o cotidiano problematizado e agindo no sentido de interferir para mudar, melhorar, e ampliar os horizontes de aprendizagem dos alunos. Além disso, o planejamento do ensino expressa a produção da aula na perspectiva docente, evidenciando as intencionalidades, os objetos propostos para a aprendizagem e asescolhas didáticas.
A organização prévia do ensino em razão do aprender não se faz em um vazio conceitual, mas, ao contrario, abrange uma variabilidade de experiências culturais e saberes que fundamental o ato de ensinar.
2.1 A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Podemos entender a História como sendo o conjunto de fatos que ocorreram no passado, ou mesmo como uma disciplina do...
tracking img