A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

1438 palavras 6 páginas
1. INTRODUÇÃO

O objetivo proposto neste trabalho é de pesquisar e realizar uma leitura sobre o tem da atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica, mostrar experiências acontecidas e que foram construtivas para o aprendizado desses alunos com algum tipo de deficiência. Muitos professores enfrentam essas dificuldades com muito amor e sabedoria para ajudar o próximo.
No sudeste do Pais existe uma professora chamada Jurema Dantas de Oliveira, ela começou a trabalhar com alunos que tinha deficiência múltiplas, mesmo sabendo das dificuldades que vinham pela frente, ela queria enfrentar esses problemas em prol dos alunos. Esses alunos estudavam em uma classe especial e foram pra turma regular, fazendo da inclusão parte importante da proposta pedagógica escolar. Jurema construiu as atividades etapa por etapa planejando situações sensibilização do grupo ao longo do tempo. Primeira coisa que ela fez foi unificar o horário do recreio e permitir que eles participassem da vida da escola, percebendo o interesse, ela lançou um desafio: Vamos mostrar que vocês são competentes. No inicio todos estranharam pois não estavam acostumados com a unificação.
Todos começaram a interagir e ai percebeu que eles poderiam sim ficar na classe regular. Jurema apresentou seu projeto aos professores, afirmando que o grupo era capaz de acompanhar uma turma e que todos lucrariam com a nova situação, no inicio alguns ficaram receosos como Aline Angélica Lima Nonato, mais depois agradeceu a oportunidade de crescimento ela propôs uma atividade importantíssima para o processo de inclusão: Um trabalho com biografias em que os retratados eram justamente os alunos da classe especial.
Os alunos foram interagindo uns com os outros e fazendo perguntas sobre os seus gostos, passeios, brincadeiras preferidas e essas informações foram colocado no cartaz e fixado nos murais da escola, pra que todos pudessem ter a chance de conhecer as deficiências. Um sistema de parceria com professores e

Relacionados

  • diversos
    5274 palavras | 22 páginas
  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas
  • 190312420141
    6778 palavras | 28 páginas
  • Produção de textos
    16246 palavras | 65 páginas