A ATUAÇÃO PEDAGOGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BASICA

1085 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
A experiência escolhida foi com uma professora da educação básica do 3° ano, com aluno que possui dislexia, que tem dificuldade no desenvolvimento da leitura especialmente quando faz a transição de linha, na escrita, e na copia de textos do quadro ou de livros para o caderno. A única forma de a professora estar trabalhando com este aluno foi de incentivar a confiança de si próprio valorizando o que ele mais gosta de fazer. Sempre que possível trabalhar individualmente, quando for escrever no quadro deve ser bem declarado e delimitando partes com divisórias em giz bem forte, pois devido ao seu problema de memoria de curto prazo as informações novas devem ser repetidas mais de uma vez. Toda vez que a professora corrige uma atividade ela mostra onde ele acertou ou errou sem punir por seus erros. Assim a professora terá a garantia de que ele estará adquirindo os conteúdos didáticos através de esquemas claros.
Nos dias atuais a Educação Inclusiva tem sido considerada um dos maiores desafios do sistema educacional brasileiro, onde o ensino inclusivo vem conquistando o seu merecido espaço e respeito em todo o território nacional. Apesar de ainda existir um enorme despreparo da sociedade em geral para empreender a tarefa de transformação que a inclusão exige.
DESENVOLVIMENTO
O que é inclusão escolar? Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas. O termo é associado mais comumente à inclusão educacional de pessoas com deficiência física e mental.
Recusar-se a ensinar crianças e jovens com necessidades educacionais especiais (NEE) é crime: todas as instituições devem oferecer atendimento especializado, chamado de Educação Especial. No entanto, o termo não deve ser confundido com escolarização

Relacionados

  • diversos
    5274 palavras | 22 páginas
  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas
  • 190312420141
    6778 palavras | 28 páginas
  • Produção de textos
    16246 palavras | 65 páginas