A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DO PSF FRENTE A UM INDIVÍDUO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL.

8883 palavras 36 páginas
CAPÍTULO I

INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

Fonte: http://www.novomilenio.inf.br/santos/lendas/h0260r1.jpg

A história da doença mental é relatada desde os primórdios da civilização, onde a pessoa considerada anormal era abandonada à sua própria sorte, para morrer de fome ou por ataque de animais (RODRIGUES, 2001). Saindo dos primórdios e se tratando da atualidade a doença mental tem outra explicação, sendo elas causadas por fatores psicológicos, biológicos e sociais, necessitando assim de uma assistência e apoio adequado para o indivíduo portador de transtorno mental.

A assistência em saúde mental tem passado, no Brasil, por um processo de grande mudança, movido principalmente pela reforma psiquiátrica. Segundo Vasconcellos (1997), após a década de 1990, a implantação da reforma se intensificou e incorporou novas estratégias para o atendimento de DM, sendo elas o atendimento ambulatorial, a proposta de criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ganha força, e com isso a idéia de envolver a rede de atenção básica na assistência à saúde mental. Com a alternativa da implantação da atenção básica ao portador de transtorno mental, o Programa de Saúde da Família (PSF) se torna um elo importante na identificação e acompanhamento de alguns casos em que o sofrimento mental estivesse presente.

Considera-se que a atenção básica/saúde da família é a porta de entrada preferencial de todo o Sistema de Saúde, inclusive no que diz respeito às necessidades de saúde mental dos usuários. Assim deve fazer uma busca e resgatar cada usuário que sofre de transtorno mental, investindo no seu comprometimento com o tratamento (SILVA, 2002).

De acordo com Colveiro (2002), até bem pouco tempo, a assistência ao doente mental apresentava-se centrada nos hospitais psiquiátricos, onde o paciente era apenas submetido à internação e à medicalização dos sintomas demonstrados, fazendo com que o paciente ficasse excluído do convívio familiar e social.

Os doentes mentais

Relacionados