A ATUAÇÃO DA CONTROLADORIA COMO MEIO DE EXERCER O CONTROLE, FISCALIZAÇÃO E AUDITORIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO CEARÁ.

1336 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA A DISTÂNCIA POLO: ARAGUARI/MG
CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ALUNA: AMANDA REIS GOMES

EAD380 – AUDITORIA E CONTROLADORIA - ADMINISTRACAO PUBLICA

PROFESSORA ANA FLÁVIA XAVIER

ARAGUARI, 27 DE JUNHO DE 2015.
A ATUAÇÃO DA CONTROLADORIA COMO MEIO DE EXERCER O CONTROLE, FISCALIZAÇÃO E AUDITORIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO CEARÁ.

Artigo: Organização dos órgãos de controle interno municipal no Estado do Ceará: um estudo na região metropolitana de fortaleza (Danival Sousa Cavalcante; Maria da Glória Arrais Peter; Marcus Vinícius Veras Machado) – Veja, 11 de Outubro, 2010.

O artigo mencionado traz em seu bojo uma pesquisa realizada no Estado de Fortaleza que tem por objetivo buscar o entendimento de quais são os atributos dos órgãos de controle interno dos municípios cearenses que poderão possibilitar o alcance de seus objetivos, tendo em vista a melhoria da gestão dos recursos públicos, todavia, para que o objetivo fosse alcançado com maior precisão os autores do artigo optaram em delimitar de forma significativa a amostra, haja vista que ao todo são cento e oitenta e quatro municípios cearenses. Para tanto, levou em consideração critérios como: população total em 2004, densidade demográfica em 2004, PIB (total) em 2004, PIB (per capta) em 2004, arrecadação com impostos em 2004 e receitas orçamentárias realizadas em 2005. A partir destes dados a equipe de pesquisadores definiu como objeto (amostra) da pesquisa os treze municípios que apresentaram tais critérios em maior número, e que por razões obvias fazem parte região metropolitana do Estado do Ceará. Destarte, a metodologia da pesquisa utilizada foi pesquisa de campo e bibliográfica, uma vez que, visitaram alguns municípios, utilizaram questionários impressos e preenchidos a mão e outros questionários via e-mail. O resultado da

Relacionados