A atualidade das ciências sociais na compreensão da sociedade contemporânea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Web Aulas: 12 e 13



Plano de Aula: 12 - A atualidade das Ciências Sociais na compreensão da sociedade contemporânea

RESUMO:


1 – GLOBALIZAÇÃO –

Com o avanço tecnológico dos meios de comunicação e de transportes é comum escutarmos que não existem mais fronteiras no mundo atual. A internet possibilita comunicação em tempo real com sociedades queestão a milhares de quilômetros de distancia. Além disso, permite a obtenção dos mais variados tipos de informações, tornando acessível o conhecimento acerca da cultura, valores, língua e diversas características de sociedades atuais ou até mesmo de outros tempos. Nesse contexto, os fatos ocorridos em outros locais, devido à intrínseca ligação, acabam repercutindo e influenciando em sociedadesmais distantes.


1.1 - A globalização social e as desigualdades

Alguns estudiosos vêm defendendo a tese de que o fenômeno da globalização acentuou as desigualdades sociais no mundo. Esse entendimento se baseia, principalmente, em dados de organismos multilaterais, os quais indicam drástica diminuição do PNB per capita dos países menos desenvolvidos, assim como redução do consumo alimentarpor famílias africanas nos últimos 25 anos e concentração do acesso à internet nos países mais desenvolvidos.

1.2 - A globalização política e o Estado-nação

Em função do fenômeno da globalização, alguns estudiosos defendem a criação de um estado mundial, democraticamente controlada e com a função de resolver pacificamente os conflitos entre estados e entre agentes globais.


2-Desigualdades e exclusão social no Brasil

A desigualdade social no Brasil advém desde o processo de colonização, quando a economia nacional se sustentava no modo de produção escravista, com marginalização dos negros e índios em prol da manutenção do bem estar social da elite portuguesa.

Mesmo com o fim da escravidão e com a assunção dos novos modos de produção, percebe-se nos dias atuais que a nossasociedade ainda apresenta grandes desigualdades e exclusões, sobretudo se observarmos nas periferias das grandes cidades e em estados menos favorecidos da federação, como os do nordeste.

2.1 - Preconceito, discriminação e exclusão social no Brasil

2. 2 - Preconceito contra as mulheres

O preconceito contra as mulheres ainda é visível na sociedade brasileira e pode ser mensurado,objetivamente, mediante análise das eleições de 2004. Nesse pleito, apenas 22,14% dos candidatos às câmaras municipais eram do sexo feminino. Os altos índices de violência contras as mulheres também refletem o preconceito que esta ainda vivencia.

2.3 - Preconceito contra os negros

No que atine aos negros a situação é semelhante, podendo ser mensurada mediante análise da presença de cidadãos pretos oupardos nas classes sócias mais favorecidas financeiramente, ou no índice de mortalidade, que se mostra duas vezes maior em relação à essa parcela da sociedade.

2.4 - Preconceito contra os homossexuais

O preconceito contra homossexuais também ainda é uma realidade na sociedade brasileira, conforme pode ser observado no estudo promovido pelo UNESCO, que concluiu que 44% dos estudantes dosexo masculino entrevistados no Distrito Federal afirmaram que não gostariam de estudar com colegas com essa orientação sexual.


Questão:
Ver anexo. Questão de múltipla escolha: Ao final da década passada, Kapstein, um especialista em assuntos internacionais escreveu o seguinte acerca dos problemas gerados pela economia global: A economia global está deixando em seu rastro milhões detrabalhadores insatisfeitos. Desigualdade, desemprego e pobreza endêmica têm sido seus companheiros. A rápida mudança tecnológica e o aumento da competição internacional estão pressionando os mercados de trabalho dos principais países industrializados. Ao mesmo tempo, pressões sistêmicas estão reduzindo a capacidade dos governos de responder com novos gastos. No exato momento em que os trabalhadores...
tracking img