A atual tendencia da psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Em função das exigências da globalização as empresas têm procurado adaptar-se as necessidades do mercado internacional e adotado a filosofia do “quem não almoçar será jantado”. Para atender taldemanda, cada vez mais, novas práticas administrativas tem sido exportadas e implantadas nas empresas, não levando, muitas vezes, em consideração o contexto cultural e social do país. E com os empregados osistema não é menos impiedoso: “adapta-se ao novo sistema ou está fora da empresa”.
A Universidade de Brasília – UnB sempre buscou a excelência no ensino, pesquisa e extensão como condiçõesprimordiais para a sua sobrevivência e seu planejamento futuro. Para atingir estas metas, a UnB, ao longo desses anos, buscou contratar e manter os melhores profissionais, entre professores e servidorestécnicos administrativos e tem procurado investir na qualificação de todos, oferecendo, dentro e fora do campus universitário, cursos/treinamentos de qualidade reconhecida.
Devida a crescenteexigência do mercado de trabalho e a busca de tentar estar entre as melhores instituições de ensino do país, a UNB impõe a busca de candidatos que melhor possam cumprir as tarefas dos cargos a seremocupados, bem como contribuir para que a organização atinja seu objetivo. Neste contexto, o objetivo do processo de seleção de pessoal é escolher o candidato com melhores conhecimentos e habilidades paradesempenhar determinada tarefa (Gatewood & Field, 1998). A escolha de tal candidato facilitaria o sucesso de programas que visam o aumento da produtividade de funcionários, elevando a receita e diminuindoas despesas da organização. Se funcionários aprendem mais facilmente as tarefas que precisam desempenhar e/ou cometem menos erros, o custo da empresa (com programas de treinamento e capacitação)diminui (Brethower, 2000).
Na teoria de Maslow uma das necessidades do ser humano é de socialização: inclui a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de...
tracking img