A atual situação macroeconomica brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ATUAL SITUAÇÃO MACROECONOMICA BRASILEIRA

O Brasil, um dos primeiros países a deixar a crise financeira global para trás, agora só tem olhos voltados ao futuro, principalmente o de maiorimportância ao crescimento sustentável, tais como geração de empregos, melhor remuneração aos trabalhadores e adequações na infraestrutura interna.
O desemprego sempre é um dos problemas mais preocupantes,se não o mais inquietante, em qualquer sociedade. Os Estados Unidos, por exemplo, sofrem desde o ano passado com altos índices de pessoas sem qualquer ocupação. O Brasil, por outro lado, tem contraídoresultados expressivos, mas longe de serem ideais.
A taxa de desemprego caiu em agosto, registrando 11,9%, contra 12,4 do número apresentado em julho , no mesmo período do ano passado a taxaapresentada era de 14,4%. O ministro do trabalho Carlos Lupi , afirma que a taxa de desempregado deve fechar dezembro em 7% ( a menor da história) .
Deve-se levar em consideração que com a chegada do13º salário e as festas de final de ano (Natal e Ano Novo) normalmente há um aquecimento no mercado financeiro , aumentando assim a demanda de produtos e serviços e para suprir as necessidades, aindústria e o comércio contrata novos funcionários , o que certamente influenciará no índice de desemprego.
Por outro lado se há um aumento na demanda de produtos e serviços e um aquecimento nomercado financeiro isso gera inflação, a expectativa para a inflação em 2010 subiu de 5,27% para 5,29% em um patamar acima da meta de inflação para o ano que é de 4,50% em conseqüência a Taxa Selicdeverá aumentar ,pois a inflação foi superior ao estimado.
Conforme a pesquisa Focus , a projeção para a Taxa Selic para o fim do ano continuou em 10,75% ao ano. Já a projeção para a taxa no fim de 2011seguiu em 11,75% ao ano . Atualmente a Taxa Selic está em 10,75% ao ano. Subindo a Taxa Selic conseqüentemente sobe os juros, mais caro fica o crédito que os bancos oferecem ao consumidor, já...
tracking img