A atual gestão dos resíduos sólidos na faeterj e propostas para sua melhoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
- FAETERJ DO MUNICÍPIO DE PARACAMBI



A ATUAL GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA FAETERJ E PROPOSTAS PARA SUA MELHORIA



A ATUAL GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA FAETERJ E PROPOSTAS PARA SUA MELHORIA

Projeto apresentado na disciplinametodologia científica do curso superior de tecnologia de Gestão ambiental de Paracambi como requisito para aprovação.
Professor: André Jeovanio

Sumário

Resumoiii
Tema; Objeto de estudo; Questão Norteadora; Hipótese iv
Introdução6
Objetivos 8
Resultados Esperados 9
Metodologia 10
Classificação do estudo 10
Local do estudo 10
Estratégias 10
Cronograma 11
Apêndice 1 12Apêndice 2 13
Referências Bibliográficas 14

Resumo
Projeto sobre a gestão de resíduos sólidos na FAETERJ (Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, no município de Paracambi). O objetivo do estudo é propor medidas para solucionar os problemas causados pela deficiência no descarte e coleta dos resíduos na faculdade. Este projeto trata- se de uma abordagem qualitativa, quanto aosobjetivos é descritivo exploratório e quanto ao método é de campo. As estratégias baseiam-se na análise diagnóstica, sobre condicionamento, coleta e gestão dos resíduos, contendo apêndices com perguntas para uma melhor análise. Com este estudo, espera-se uma melhora na gestão dos resíduos tanto na FAETERJ como em seu entorno.

Tema: Projeto de gestão de resíduos sólidos na FAETERJ.
Objeto deestudo: Os descartes e armazenamento dos resíduos sólidos.
Questão Norteadora: Como são geridos os resíduos sólidos na FAETERJ?
Hipótese: De acordo com uma análise observacional, a coleta seletiva de resíduos sólidos na faculdade não funcionaria de forma adequada, visto que as lixeiras estariam cheias no início do dia, sugerindo-se que ao término do dia anterior não haveria esvaziamento dasmesmas. De acordo com uma análise observacional, seria possível perceber que nas lixeiras de coleta seletiva os resíduos não seriam descartados em seus respectivos lugares.

Introdução
A Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ) em Paracambi é uma unidade de ensino que tem os cursos de Gestão Ambiental e Sistema de Informação, e assim como em todos os outrosestabelecimentos produz resíduos sólidos.
Segundo a norma de Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR, 2004), os resíduos nos estados físicos sólidos e semi-sólidos são resultados de atividade de origem industrial, doméstica, hospitalar, entre outros. Nesta definição são incluídos também os lodos provenientes de sistema de tratamento de água, bem como determinados líquidos que não possam ser lançadosna rede pública de esgoto ou corpos de água por apresentarem características que os impeçam de serem lançados nestes locais.
Na FAETERJ, pode-se observar que não há um gerenciamento correto do lixo. É fácil perceber o lixo transbordando das lixeiras, as mesmas estando danificadas, e também a demora no recolhimento desses resíduos.
Um gerenciamento ideal por parte da faculdade seria por meio deações como disponibilizar lixeiras com estado adequado, esvaziá-las aos finais dos dias, incentivar os frequentadores de como deve ser feito o descarte dos resíduos sólidos e também cobrar às autoridades uma coleta seletiva de qualidade.
Conforme a (Lei 12.305/ Cap.II / Art. 3º / 2010), um gerenciamento de resíduos sólidos são conjuntos de ações exercidas direta ou indiretamente, nas etapas decoleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com os planos de gestão integrada de resíduos sólidos de cada município.
Não é apenas responsabilidade da faculdade e das autoridades a gestão do lixo. Os frequentadores da unidade de ensino também têm de fazer sua parte para manter a limpeza e a coleta regular do lixo, através de simples ações...
tracking img