A atual crise econmica internacional e a atuao dos organismos multilaterais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tópicos em Comércio Internacional


A Atual Crise Econômica
e a Atuação dos
Organismos Multilaterais











A Atual Crise Econômica Internacional e a Atuação dos
Organismos Multilaterais
O presente trabalho tem por objetivo mostrar os rumos da economia mundial e o papel dos organismos internacionais diante da grave crise que teve início nos Estado Unidos da América nosidos de 2008 e se espalhou por todo o mundo, assolando praticamente todos os países envolvidos com o comércio internacional.
A Economia antes de 2008
Desde o fim da Segunda Grande Guerra, muitas medidas foram tomadas a fim de tornar a economia internacional um ambiente mais propício ao mercado.
Com uma vasta quantidade de países em devastados pela guerra e outros assolados pelas condiçõeseconômicas, ainda somando-se a isso um certo receio com o mercado externo traduzido em altas taxas de importação e medidas de proteção do mercado interno, as condições de mercado não eram favoráveis. Esse quadro era, sem dúvida, muito prejudicial a praticamente todos.
Nesse contexto, nascem os organismos internacionais, tais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional paraReconstrução e Desenvolvimento (BIRD) – conhecido como Banco Mundial – que tinham como objetivo financiar a estruturação dos países que necessitassem, e muitos eram aqueles que necessitavam. Além desses, foi criado o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) no ano de 1947, que daria origem futuramente à Organização Mundial do Comércio (OMC) nos idos de 1994 e entrando em funcionamento ao primeiro diade 1995. O GATT tinha por objetivo harmonizar a política aduaneira dos Estados participantes. As reuniões do GATT foram bastante significativas no tocante a redução das barreiras alfandegárias e o trabalho realizado hoje pela OMC segue pelo mesmo caminho, visando melhorar as relações de mercado entre os países, no entanto com um grande poder de decisão e prerrogativa de aplicar sanções punitivas.Falaremos também sobre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e sobre o Banco Central Europeu (BCE).
O FMI foi fundamental na reestruturação e no saneamento da economia de muitos países, já que para a aquisição de crédito com o Fundo era necessário o ajustamento das contas públicas e de diretrizes macroeconômicas. De certa forma o FMI moldava as economias dentro das consideradas asmelhores para os países que tinham maior influência nas decisões do Fundo. As decisões eram tomadas a partir da quantidade de cotas que cada país possuía. Os EUA obtinham maior quantidade de cotas somando cerca de 30% no poder decisório. Hoje, com a entrada de outros participantes do Fundo, a concentração de poder diminuiu mas continua dominada pelos norte-americanos mas dessa vez com cerca de 17%,acompanhado por Japão e Alemanha, cada um com 5,67% e logo após França e Reino Unido com 5,1% cada um.
O BIRD nasceu com o objetivo de financiar a reconstrução dos países devastados pela guerra. Atualmente o seu principal objetivo é a luta contra a pobreza.
A mudança nos planos do BIRD se deve ao fato de que os países devastados pela guerra estavam deixando de existir, então se fez necessáriauma mudança de visão a fim de que esse organismo continuasse existindo. O FMI possui uma demanda mais sustentável. A recuperação dos países no pós-guerra levou bastante tempo e a necessidade de financiamento aparecia sempre que estourava uma crise. Depois das crises do petróleo e do retorno dos ideais neoliberais outras crises se fizeram presentes e os serviços do FMI eram sempre solicitados, atépor volta do ano 2000.
O momento de 2000 até 2008 pode ser considerado um período de certa tranquilidade, crescimento e aquecimento das economias. Esse ambiente propício e crédito barato trouxeram um incentivo ao crescimento alavancado tanto de países e grandes empresas até os cidadãos comuns, sobretudo os americanos. Esses ingredientes fazem estourar a maior crise do pós-guerra.
A Economia...
tracking img