A ATUA O PEDAG GICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCA O B SICA

1582 palavras 7 páginas
A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física: UNOPAR - Universidade Norte do Paraná para a disciplina de Educação Inclusiva Profª. Raquel Franco Ferronato

Tauá
2014
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho de produção textual enfocarei os desafios encontrados sobre a atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica. Bem como os desafios veremos também as ações de transformação e as conquistas obtidas ate aqui, e visto que em nosso país ha um processo muito lento devido a falta de investimentos por parte da esfera governamental e ainda infelizmente existe um desconhecimento por parte de alguns membros da família, sociedade, escola e professores no meio da educação inclusiva. Esse movimento de inclusão busca a integração e a universalização das pessoas com deficiência e seus familiares que tem consciência do problema e vão à busca de seus direitos para conquistar um lugar digno não só no ambiente escolar, como também em todas as esferas da sociedade.
Na minha pesquisa o projeto que escolhi foi alvo de matéria jornalística devido ao destaque e a referencia, tomando assim proporções que chamou atenção do Jornal Diário do Nordeste da capital Fortaleza que publicou esta matéria em 18/09/2013. e pelo esforço de não só abranger a cidade no caso o município de Tauá – Ceará, mais também toda a região projeto esse denominado “Agindo e incluindo” que atende alunos na rede regular, e com alunos com deficiências diversas .destacando a pesquisa veremos que esse projeto conta com o núcleo de atendimento pedagógico (NAPE) situado na escola Jorge Massilon Cavalcante, sendo coordenado pela secretaria municipal de educação, segundo dados encontrados o Núcleo de Atendimento Pedagógico – NAPE tem uma clientela de aproximadamente 426 alunos(as) com deficiência (auditiva, visual, intelectual, múltiplas , física, Síndrome de Down, Altas Habilidades/superlotação e transtornos Globais do desenvolvimento)

Relacionados