*Desenvolvimento
A Educação Inclusiva atenta a diversidade inerente à espécie humana, busca perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulascomuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Prática pedagógica coletiva, multifacetada, dinâmica e flexível requer mudançassignificativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola.
A tão falada educação para todos, o direito de inserção as escolas e a desejadaescola de qualidade, faz provocar questionamentos diversos acerca dos conceitos e problemas vivenciados por esse modelo. O ensino inclusivo não deve ser confundido com educação especial embora ocontemple. Educação Inclusiva, assegura acesso ao ensino regular a alunos com deficiência (mental, física, surdos e cegos), com transtornos globais do desenvolvimento e a alunos com altas habilidades deaprendizagem, desde a educação infantil até à educação superior. Nesse país, o ensino especial foi, na sua origem, um sistema separado de educação das crianças com deficiência, fora do ensino regular,baseado na crença de que as necessidades das crianças com deficiência não podem ser supridas nas escolas regulares. Na perspectiva da Educação Inclusiva, outras racionalidades estão surgindo sobre aaprendizagem. Fazendo uso da concepção, entende que a participação inclusiva dos alunos facilita o aprendizado para todos. Este entendimento está baseado no conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal,ou seja, zona de conhecimento a ser conquistada, por meio da mediação do outro, seja este o professor ou os próprios colegas.
Partindo do princípio de que organizar a ação educativa é ampliar e darformas para que cada um ocupe sua parcela de contribuição na sociedade, percebe-se que as instituições escolares estão cada vez mais limitadas nos seus processos de aprendizagem, sendo preciso um... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2014, 03). A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Atua%C3%A7%C3%A3o-Pedag%C3%B3gica-Inclusiva-Do-Professor/49409367.html

MLA

"A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica" TrabalhosFeitos.com. 03 2014. 2014. 03 2014 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Atua%C3%A7%C3%A3o-Pedag%C3%B3gica-Inclusiva-Do-Professor/49409367.html>.

MLA 7

"A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2014. Web. 03 2014. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Atua%C3%A7%C3%A3o-Pedag%C3%B3gica-Inclusiva-Do-Professor/49409367.html>.

CHICAGO

"A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica." TrabalhosFeitos.com. 03, 2014. Acessado 03, 2014. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Atua%C3%A7%C3%A3o-Pedag%C3%B3gica-Inclusiva-Do-Professor/49409367.html.