A atuação do assistente social nas organizações empresariais

Páginas: 13 (3140 palavras) Publicado: 23 de abril de 2011
A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS

Rosângela Maria dos Santos Rigo[1]
RESUMO

O tema deste estudo é a atuação do assistente social nas organizações empresariais, com enfoque na área de Psicologia Organizacional e Motivação em Recursos Humanos. O estudo questiona qual a atuação do assistente social nas organizações empresariais. Assuntos relacionados a este tema,que serão abordados superficialmente neste artigo, são a satisfação no trabalho, a qualidade de vida, o respeito ao trabalhador e o clima organizacional. Espera-se que este estudo possa contribuir com maiores subsídios para o esclarecimento da atividade da assistência social nas organizações privadas.

Palavras-chave: serviço social; assistente social; organizações empresariais.

ABSTRACT
Thesubject of this study is the role of the social worker in the business organizations, with approach in the Organizational Psychology area and Human Resources Motivation. The study investigates the social worker actions in the business organizations. Matters related to this fear, that will be approached superficially in this article, are healthy the satisfaction in the work, the quality of life,the respect to the worker and the organizational climate. It is expected that this study can contribute with bigger subsidies for the explanation of the social work activity in private organizations.

Keywords: social service; social worker; business organizations.

1 INTRODUÇÃO

O tema deste estudo é a atuação do assistente social nas organizações empresariais, com enfoque na áreade Psicologia Organizacional e Motivação em Recursos Humanos.
Dentre as funções do assistente social nas organizações privadas, pode-se dizer que a sua atuação em empresas exige o desenvolvimento de algumas características básicas como:
• Ter conhecimento para que não deixe sem respostas quem vier buscar informações. Para isso, o profissional de Serviço Social tem que dominar aspolíticas da empresa, bem como conhecer a rotina de todos os empregados para que possa responder as perguntas que surgirem de forma coerente;
• Ter competência para que as atividades executadas por esses profissionais sejam feitas da melhor forma possível, com exatidão e agilidade;
• Manter atmosfera positiva de forma que os usuários, ao procurarem o setor de Serviço Social,sintam-se num ambiente agradável, onde a comunicação é feita de forma horizontal, fluente e clara;
• Trabalhar com cooperação para que sua equipe de trabalho obtenha êxito, através da responsabilidade para com as metas da empresa, buscando sempre melhorar a produtividade e a qualidade.
Além de todas as características descritas acima, o assistente social precisa de um esforço extra parapoder superar a rotina buscando a melhor satisfação do cliente, mostrando-se interessado e envolvido com o problema do mesmo, pois o que importa atualmente não é só satisfazer as necessidades, mas também envolver o cliente. Também é atribuição do profissional de Serviço Social dentro das organizações, ver quais são os direitos que um empregado tem, e fazê-los valer (amparo ao trabalhador). Oinvestimento em pessoas é essencial para o crescimento na empresa já que é através de pessoas que ela tem também seu desenvolvimento.
Assim, a questão que fundamenta este estudo é: Quais as atribuições e/ou funções do assistente social nas organizações empresariais?
Sendo assim, os pressupostos defendidos pelo estudo são:
- A satisfação no trabalho reduz a alienação e aumenta ograu de satisfação do funcionário;
- A qualidade de vida no trabalho valoriza a auto-estima, o que propicia o crescimento profissional e pessoal;
- O respeito ao trabalhador nas organizações aumenta a sua motivação e, conseqüentemente, a sua produtividade;
- O clima organizacional é influenciado pela política de benefícios da empresa.
O tema está delimitado em uma área...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A atuação do assistente social na implementação de projetos e parcerias junto a organizações empresariais no...
  • Objetivos da atuação do Assistente Social
  • Atuação do assistente social
  • atuação do assistente social
  • ATUACAO DO ASSISTENTE SOCIAL
  • Atuação do assistente social no bpc
  • A atuação do assistente social
  • Áreas atuação assistente social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!