A atmosfera e os fenômenos meteorológicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A atmosfera e os fenômenos meteorológicos
A atmosfera que é a camada gasosa que envolve a Terra não se apresenta de forma homogênea em toda sua extensão. À medida que a altitude aumenta sua composição muda. No nível do mar ela se constitui de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e apenas 1% de outros gases, além de poeira.
O que caracterizam os estados ou condições do tempo atmosférico são osfenômenos que ocorrem nela, como as variações da temperatura do ar, a umidade e a pressão do ar, as precipitações, os ventos e os movimentos das massas de ar.

A temperatura do ar
O Sol é a fonte de energia responsável pela temperatura da atmosfera. A radiação solar atravessa a atmosfera, que retém 19% de todo o calor; as águas e as terras da superfície terrestre absorvem 47% do calor, que depoisé refletido para alto, assim, aquecendo a atmosfera de baixo para cima. Os outros 34% são refletidos diretamente pela atmosfera e pela superfície da Terra.
Para medir a quantidade de calor da atmosfera, em determinado momento, usa-se um termômetro meteorológico de máxima e mínima, que registra as temperaturas máximas e mínimas do ar.
Existem duas escalas para medir a temperatura do ar: Celsiusou centígrada e Fahrenheit. A mais usada é a escala Celsius que se baseia no ponto de congelamento (0°C) e no ponto de ebulição da água (100°). Na escala Fahrenheit o ponto de congelamento corresponde a 32°F e o ponto de ebulição corresponde a 212°F. Assim, temos:
0°C = 32°F e 100°C = 212°F
-A temperatura máxima é a mais elevada temperatura medida em certo período. Pode sermedida diária, mensal ou anualmente.
-A temperatura mínima é a mais baixa temperatura medida em certo período. Pode ser medida diária, mensal ou anualmente.
-A média térmica é a média aritmética das temperaturas. Pode ser calculada diária, mensal ou anualmente.
-A amplitude térmica é a diferença entre a maior e a menor temperatura medida em determinado período.

A umidade do ar
A umidadeatmosférica é a quantidade de vapor de água que existe no ar, e varia de um lugar para o outro e até mesmo em um mesmo lugar dependendo do dia, do mês ou da estação do ano.
É medida em g/m³, ou seja, quantas gramas de água há em cada metro cúbico de ar, ou relativamente ao seu ponto de saturação, que é sua capacidade máxima de reter umidade. Portanto, quando a umidade do ar está em 60% quer dizer quefaltam 40% para atingir seu limite de retenção de vapor de água e começar a chover.
Quando o vapor de água no ar atinge seu ponto de saturação ocorrem as chuvas, neve e granizo que são chamadas de precipitações não superficiais porque a condensação ocorre nas camadas mais elevadas da atmosfera. Quando a condensação ocorre junto á superfície terrestre formam-se o orvalho, a geada e o nevoeiro, quenão são precipitações e sim condensações superficiais, porque não caem, não se precipitam.

Precipitações não superficiais
Chuvas: resultam da saturação do vapor de água e da queda da temperatura da atmosfera. Podem se formar de três maneiras:
-Chuvas convectivas ou de convecção: ocorre quando o ar, em ascensão vertical, se resfria, se condensa e se precipita na forma de chuva.
-Chuvas derelevo ou chuvas orográficas: ocorre com a ascensão e o resfriamento do ar, quando tem de ultrapassar barreiras montanhosas.
-Chuvas frontais: resultam do choque de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente.
Neve: precipitações de cristais de gelo, em geral agrupados em flocos e formados pelo congelamento do vapor de água suspenso na atmosfera, antes que eles cheguem à superfície.
Granizo:conhecida como “chuva de pedra”. Acontece quando gotas de água são levadas pela ascensão vertical do ar para as camadas mais frias e altas da atmosfera, onde se transformam em gelo.

Condensações superficiais
Nevoeiro: é a suspensão de gotículas de água ou cristais de gelo numa camada de ar próxima à superfície terrestre. Se forma quando o ar quente e úmido entra em contato com o solo frio ou...
tracking img