A atmosfera nos protege

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra atmosfera significa esfera de ar.
Realmente, a Terra é toda envolvida por uma camada de ar, invisível, que tem quilômetros de espessura.
A atmosfera teve importante papel na origem davida no planeta, pois nela existiam gases e vapor de água que reagiram, formando as primeiras partículas constituintes dos seres vivos. Posterior- mente, os vegetais verdes, através da fotossíntese,produziram grandes quantidades de oxigênio, que passaram para a atmosfera. Isso tornou possível o surgimento de novas formas de vida, enriquecendo a natureza. No Sistema Solar, sem dúvida, somente a Terraapresenta condições de abrigar a vida tal como a conhecemos.
A troposfera

A troposfera é a camada de ar em que vivemos. Ela nos envolve diretamente e atinge uma altitude média de 12 quilômetros.Na troposfera, à medida que aumenta a altitude, baixa a temperatura, que chega a cerca de—60°C, nos limites com a camada seguinte. Além disso, o ar torna-se cada vez mais rarefeito, ou seja,apresenta pequena concentração de gases. E por isso que sentimos dificuldades respiratórias (falta de ar) a grandes altitudes.
É na troposfera que ocorrem os fenômenos meteorológicos, tais como ventos,furacões, nuvens e chuvas. Assim, as ondas de calor, as frentes frias, as nevascas, as chuvas de granizo, os raios e os temporais, que tanto afetam a vida do homem no planeta, dependem das alterações queocorrem nessa camada de ar.



A estratosfera
A estratosfera recobre toda a troposfera, estendendo-se mais ou menos até 50 quilômetros de altitude.
Nela, o ar é muito rarefeito e, emconseqüência disso, não ocorrem aí fenômenos meteorológicos. A temperatura aumenta com a altitude, atingindo, nos limites supeores da estratosfera, cerca de —35°C.
Nessa camada, o céu é escuro, pois quase nãoexistem partículas que possam dispersar a luz do Sol. E nessa região de ar calmo que voam os grandes aviões a jato.


A estratosfera e o ozônio
Entre 20 e 30 quilômetros de altitude — na...
tracking img