A atividade física e a construção da corporeidade na grécia antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A atividade proposta pelo Professor é retirar do Artigo “A ATIVIDADE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DA CORPOREIDADE NA GRÉCIA ANTIGA”, de Luiz César Teixeira dos Santos, o Problema de Investigação, osPrincipais Conceitos, os Pontos mais Relevantes e finalizar com uma Conclusão.

O Artigo estudado apresenta como referência os trabalhos de dois poetas (Homero e Hesíodo) que viveram na Grécia no períodocompreendido entre o século IX ao século VI a. C., explicitando as atividades físicas necessárias para sobrevivência e padrão corporal da época. Vale ressaltar como ponto principal as diferenças deestilo de vida dos Gregos no período Homérico e o período Arcaico, respectivamente.

Em Homero os heróis para sociedade são os guerreiros, onde, quanto maior sua força, maior sua arma contra o inimigo,e assim mantendo-se vivo e respeitado. Nessa época, há também o uso de um corpo forte para a prática da agricultura, por conta de uma região acidentada, sem muito auxílio de tecnologias (ferramentas)e ou animais. O homem forte é comparado aos grandes animais, tais como leões, touros e outros e considerados na literatura de Homero como semi-deuses. As vitórias nas batalhas eram comemoradas comjogos que provavam a destreza e habilidades dos participantes, dando início ao nascimento dos primeiros Jogos Olímpicos, por volta de 776 a. C. e o surgimento de “desportistas”¹. Homens que se davam aoluxo de não mais guerrear, somente competir.

O período Arcaico, relatado por Hesíodo, deixa de ter como exigência o biótipo forte, preparado para guerras, pois a guerra deixa de ser a principalforma de acumular bens e sim o trabalho (principalmente o camponês) é a maneira mais honrada de agradar aos deuses, garantindo melhores condições de vida. O homem vivo passa a ter mais valor e asociedade começa a prosperar e viver mais. Há nessa época também um aumento do desregramento e da corrupção. Muda-se o padrão de corpo e prevalece um corpo rústico, desajeitado, lento e passivo, voltado...
tracking img