A Astronomia Da Bandeira Do Brasil Texto 230213

2139 palavras 9 páginas
A ASTRONOMIA DA BANDEIRA DO BRASIL
Desde 1500 quando Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil já foram estabelecidas 12 bandeiras.
A bandeira que temos atualmente é um dos 4 símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, os outros símbolos são a arma nacional, hino nacional e o selo nacional
O decreto que originalmente instituiu a bandeira e o brasão nacional do Brasil foi assinado no dia 18 de setembro de 1822, e não traz nada de oficial sobre os possíveis significados das formas e cores adotadas.
Outro decreto, que institui o laço nacional do Brasil e que também é datado de 18 de setembro de 1822, assim determina as cores escolhidas: "(…) será composto das cores emblemáticas – verde de primavera e amarelo d'ouro."
Ainda, em 29 de setembro de 1823, um agente diplomático do Brasil junto à corte de Viena teria descrito a nova bandeira, explicando ser a cor verde em referência à casa de Bragança, da qual fazia parte D. Pedro I, ao passo que a amarela simbolizaria a casa de Habsburgo, da qual fazia parte D. Leopoldina.
A escolha do desenho e das cores, porém, antecede a Independência do Brasil, estando presentes em projeto realizado por Debret, em 1820, para bandeira a pedido de D. João VI. No desenho, o dragão aparece em lugar do laço nacional, unindo os ramos que suportam o brasão.
Após a proclamação da República, um dos líderes civis do movimento, o advogado Rui Barbosa, propôs um desenho para a bandeira da nova nação, fortemente inspirado na bandeira dos Estados Unidos.
Hasteada inicialmente na redação do jornal A Cidade do Rio, e, posteriormente, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por José do Patrocínio, a bandeira era composta por treze listas horizontais alternadas em verde e amarelo, tendo no canto superior vinte e uma estrelas em campo azul. Essa bandeira, que foi usada por apenas quatro dias, de 15 de novembro a 19 de novembro de 1889
Após a República, não foi expedido decreto que defina, oficialmente, os significados de cada cor e forma,

Relacionados