A assistencia de enfermagem no tratamento de psicoses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Em uma instituição hospitalar, independente do setor, a equipe de Enfermagem tem maior contato com o paciente e lhe assiste, prestando diversos cuidados desde os mais básicos como higiene, alimentação e auxílio na locomoção até os mais complexos, como administração de medicamentos e curativos, com o intuito de ajudar na cura do cliente e reintegrá-lo na sociedade.

No caso de umainstituição psiquiátrica, além dos cuidados citados acima, a equipe de Enfermagem juntamente outros profissionais da área de saúde, como psiquiatras e psicólogos, procura ajudar o indivíduo a sair do estado em que se encontra e reinseri-lo na sociedade.

Este trabalho tem o intuito de apresentar e esclarecer aos profissionais de Enfermagem e leigos a respeito do prognóstico das doençascaracterizadas como psicoses e dos cuidados que devem ser dispensados aos pacientes deste grupo. Assim, foi feita uma cuidadosa e refinada revisão bibliográfica de livros, teses e sites de fonte confiável com as seguintes palavras chaves: “psicose”, “esquizofrenia”, “assistência de Enfermagem na psicose”.



INTRODUÇÃO

O organismo, para manter a sua homeostase, necessita de que suas funções estejamem ordem e entre elas, está a sanidade mental. A mente, assim como os demais sistemas presentes no corpo humano, possui suas funções fazendo com que o homem possa interagir com o meio ambiente, tudo o que está ao seu redor e consigo mesmo. Isto é confirmado por TEIXEIRA e MELLO (2001): o indivíduo é sadio mentalmente na medida em que mantém uma atitude adequada de interação com o meio em que vivesocialmente, encontrando soluções satisfatórias para seus conflitos e seus mecanismos de defesa são utilizados de forma considerada sadia, adequada ao seu padrão de vida.

Porém, como em qualquer outro sistema, a mente pode apresentar anomalias, no caso as doenças mentais e entre as categorias existentes está a psicose. SANTANA (2008) diz que a psicose é um distúrbio caracterizado peladificuldade de diferenciar experiências internas e externas, impedindo a visão de realidade, podendo ser um sintoma de doença orgânica (demência e abstinência de drogas) ou de origem funcional, que abrange a esquizofrenia e determinados tipos de transtornos de humor.

Como grupos de distúrbios mentais, a psicose caracteriza-se por um quadro que inclui alucinações e delírios, que induzem a umainterpretação equivocada da realidade, assim ocorrendo o rompimento do individuo acometido com o seu meio social. As doenças desta categoria são crônicas e com o tratamento e assistência adequada, o paciente apresenta melhora significativa e melhor qualidade de vida.



ESQUIZOFRENIA

A principal doença da categoria das psicoses é a esquizofrenia. Segundo LIMA e MATÃO (2010), os transtornospsicóticos caracterizam-se com a desorganização da personalidade, alteração do pensamento e comportamento, concepções fantasiosas, presença de atividades delirantes, as emoções apresentam-se inadequadas e há o não-reconhecimento da doença por parte do indivíduo acometido.

Obedecendo a categoria acima, essas alterações também ocorrem na esquizofrenia. Neste caso, os sintomas são diferenciados em cadapaciente e são divididos em dois grandes grupos: positivos e negativos. QUINTERO e ALZATE (2009) dizem que a mensuração dos sintomas da esquizofrenia é necessária para classificar o tipo e as características da doença para que se possa ter um diagnóstico e tratamento adequados, isto sendo feito através do PANSS (Ver Anexo I).

Já ISAACS (2005) diz que os sintomas da esquizofrenia sãocaracterizados pelos “quatro As” de Bleuer:

• Autismo: caracteriza-se pelo retraimento a um mundo interno de fantasia, impedindo a interação do paciente com o ambiente externo e diferencias experiências internas e externas (Ver anexo II).

• Alteração afetiva: é conhecida como embotamento afetivo, em que o indivíduo manifesta sentimentos inadequados a uma determinada situação,...
tracking img