A asd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Quando teve início a atividade de auditoria independente no Brasil? Liste 2 razões pelas quais uma empresa contratava seus serviços, mesmo quando não obrigatório.
R. Passou a ter importância apartir da década de 70, quando as companhias abertas passaram a ser obrigadas a ter suas demonstrações financeiras auditadas por auditores independentes. Mesmo quando não eram obrigadas, as empresas asolicitavam para atendimento de exigências estatutárias, para obtenção de crédito junto a instituições financeiras, etc.

2. Quais foram os principais fatos que marcaram a evolução e odesenvolvimento da contabilidade na década de 70?
Obrigatoriedade de auditoria externa nas demonstrações financeiras de companhias abertas; credenciamento, junto à CVM, dos auditores independentes, que devemcomprovar atividades como auditor por pelo menos 5 anos; exigência da CVM e do Banco Central para rodízio dos auditores independentes a cada 3 exercícios.

3. Quem edita as Normas Contábeis no Brasil?Mesmo não tendo força legal, o CFC, através da criação de um Grupo de Trabalho, é quem edita as Normas Contábeis no Brasil. Entretanto, o CFC só pode punir os profissionais da área contábil, mas nãopodem punir empresas que não utilizarem a normas alteradas. Os órgãos governamentais é quem têm força legal para editar as Normas Contábeis.

4. Quais os principais fatores que têm limitado ainfluência da academia no financial reporting ou na normatização de padrões contábeis no Brasil?
Tanto o CFC quanto o IBRACON, mesmo representando a profissão contábil, não têm força política para influenciaros órgãos governamentais legalmente autorizados para editar normas Contábeis.

5. Características do modelo anglo-saxão e do modelo da Europa continental:
Anglo-saxão: profissão contábil forte eatuante; sólido mercado de capitais como fonte de captação de recursos; pouca interferência governamental na definição das práticas contábeis; e demonstrações financeiras que buscam atender, em...
tracking img