A ascensão de mussolini

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-A ascensão ao poder de Mussolini
-Características do regime fascista Italiano

A rápida ascensão de Mussolini foi consequência de vários fatores, em que, de entre eles destacam-se:
-A crisegerada pela guerra;
- As enormes perdas financeiras e humanas;
-a inflação e o desemprego, levaram à agitação política revolucionária das esquerdas.
– o governo parlamentar formado pelo PartidoSocialista e pelo Partido Popular, que não chegara a um acordo, gerando impopularidade.
Em 1919, Mussolini fundou o Partido Nacional Fascista que pregava a abolição do Senado, a instalação de uma novaconstituinte e o controle das fábricas por operários e técnicos. Em 1920, um movimento operário no norte da Itália foi inicialmente apoiado por Mussolini, que chegou a propor uma frente comum contraos patrões e os trabalhadores de extrema-esquerda. Rejeitada a proposta, e contornada a situação pelo governo liberal, Mussolini capitalizou a seu favor o pânico da burguesia em relação ao comunismo,e o movimento recebeu vultosas contribuições.
Benito Mussolini foi eleito para o parlamento em 1921, apoiado pelas elites, organizou o assalto ao poder. Em 1922 a milícia armada formada peloscamisas-negras, num total de cinquenta mil pessoas, caminharam para Roma, foi a chamada "Marcha sobre Roma". Em 1924 através de eleições fraudulentas, os fascistas ganharam a maioria do parlamento. Em 1925,com o apoio do rei Vítor Emanuel III passou a organizar o gabinete governamental, assumindo o cargo de primeiro-ministro- formação do Estado Totalitário.
Em política externa, as aspirações deMussolini foram limitadas na prática pelo reduzido poderio militar da Itália. Em 1927, ele estabeleceu um protetorado sobre a Albânia; em 1935 invadiu a Etiópia e em 1937 interveio na guerra civilespanhola. Durante a segunda guerra mundial, sua aliança com Hitler, decidida no auge das conquistas militares alemãs, permitiu-lhe incorporar parte do território da Iugoslávia. Derrotado na Grécia em 1940...
tracking img