A ascensão da mulher negra na sociedade

A ascensão da mulher negra na sociedade

A situação da mulher negra no Brasil de hoje manifesta um prolongamento da sua realidade vivida no período de escravidão com poucas mudanças, pois elacontinua em último lugar na escala social e é aquela que mais carrega as desvantagens do sistema injusto e racista do país. Inúmeras pesquisas realizadas nos últimos anos mostram que a mulher negraapresenta menor nível de escolaridade, trabalha mais, porém com rendimento menor, e as poucas que conseguem romper as barreiras do preconceito e da discriminação racial e ascender socialmente têm menospossibilidade de encontrar companheiros no mercado matrimonial.

Por outro lado, direta ou indiretamente as mulheres foram protagonistas de grandes transformações sociais e políticas ao longo dahistória. Participaram de movimentos sociais, abolicionistas, lutaram por uma educação institucionalizada, reivindicando uma formação para além das “prendas domésticas”. Estiveram presentes em inúmerasrevoltas populares, assim como a manifestação de atitudes que representavam a manifestação de uma sociedade em transformação e indivíduos ocupando novos papéis.

Na Bahia, podemos destacar algumas figurasimportantes no que diz respeito a ascensão da mulher negra na conquista de territorios. Na mídia, temos Cleidiana Ramos e Vanda Chase que apesar da hegemonia masculina e branca, fazem um contrapontona Bahia com sua potencialidade na construção de saberes e quebra de paradigmas frente ao patriarcalismo do jornalismo baiano. 

Nas artes, Chica Xavier e Virginia Rodrigues mulheres negras, defamílias humildes, que tiveram na arte da interpretação teatral, televisiva e musical, uma forma de demonstrar a força da mulher negra na contribuição a cultura, mulheres reconhecidas internacionalmentepelo seu valor e brilhantismo.
Na reafirmação da identidade e beleza negra temos a feirense, Negra Jhô, que começou fazendo trançados afros na sua casa e depois nas ruas do Pelourinho e hoje tem seu...