A arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE MATO GROSSO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
POLO UAB – NOVA XAVANTINA – MT
CNPJ 11.029.254.0001.59

Roberizan Marques P.Tusset (Turma 01)
Rosimeire Mendes da Cruz Mendanha
Tatiane Aparecida Duque

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL

Elaboração peg apresentado à Coordenação do Curso de especialização em gestão pública doPólo de Educação à Distância – UAB – para critério avaliativo Universidade Aberta do Brasil – Pólo de Nova Xavantina – MT.

Nova Xavantina
Maio - 2011
1. INTRODUÇÃO
Planejamento é o processo pelo qual uma pessoa ou instituição procura racionalizar suas decisões, tanto no que tange à fixação de objetivos quanto à forma de atingi-los. O planejamento na esfera governamental não é um métodode trabalho de natureza diferente daquele que se pratica nas empresas e instituições em geral, mas se diversifica no que diz respeito aos objetivos, por que obriga muito mais o administrador a envolver-se continuamente com complexos problemas de interesse público e dar satisfações a respeito do que está sendo feito com o patrimônio da comunidade. Embora costume-se atribuir a responsabilidadefinal pelo planejamento municipal ao prefeito, isto não quer dizer que cabe somente a ele todas as tarefas relacionadas com esses objetivos. Assim, um planejamento estratégico realizado de forma correta e eficaz é o primeiro passo para uma administração efetiva.
A maior parte dos governos tem baixa capacidade para governar. Os problemas só são enfrentados quando transformam-se em urgências naagenda, mas neste ponto os custos da solução, se houver, são muito mais altos. O processamento político dos problemas acontece sem profundidade técnica, enquanto os processos técnicos não têm viabilidade política. A perda crescente de governabilidade desvaloriza o processo democrático perante a população e a democracia padece pelos resultados que promete e não alcança. O cidadão, através dovoto elege ou castiga os dirigentes políticos causadores da sua última frustração, mas não há debate de projetos, nem processo participativo que viabilize formas de organização popular efetivamente independentes da tutela e do clientelismo estatal. Nova Xavantina MT está localizada no leste do estado de Mato Grosso á 635 km de Cuiabá e como qualquer cidade do interior possui alguns problemasbásicos, ligado ao poder publico municipal como é o caso do destino dos lixos coletados na cidade de Nova xavantina MT objeto do nosso estudo.
.
1.PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL

A tradição patrimonialista do Estado brasileiro engendrou uma cultura de planejamento no setor público marcada pelo domínio normativo da ciência econômica e particularmente da subordinação à execução depolíticas macroeconômicas, monetária,cambial, salarial ou de rendas. Foi no contexto do pós-guerra, entretanto, que o planejamento se consolida como um procedimento comum de governo, uma prática universalmente aceita vinculada à necessidade de racionalização permanente dos serviços e da máquina pública. O planejamento, portanto, começa com a determinação dos objetivos e posteriormente detalha osplanos necessários para atingi-los da melhor forma possível. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. Sabe-se que o processo de planejamento sempre esteve presente na história da humanidade, ele é fundamental para a sobrevivência do ser humano, na medida em que pode dar maior eficiência às suas atividades para se obter metaspreestabelecidas.
Isto é, ele propicia a máxima sinergia dentro da organização para alcançar os objetivos desejados, além de auxiliar no estabelecimento de prioridades para as tomadas de decisões. Quanto à função planejamento, a Constituição estabelece que o planejamento é determinante para o setor público e indicativo para o setor privado;exige consistência e coerência entre os instrumentos de...
tracking img