A arte simples e moderna de tarsila de amaral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema:
A Arte simples e moderna de Tarsila de Amaral
Introdução:
O trabalho será iniciado com o conhecimento da biografia da autora:
Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886, noMunicípio de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha do fazendeiro José Estanislau do Amaral e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, passou a infância nas fazendas de seu pai. Estudou em São Paulo, noColégio Sion e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, 'Sagrado Coração de Jesus', 1904. Quando voltou, casou-se com André Teixeira Pinto, com quem teve a única filha, Dulce.Separaram-se alguns anos depois e então iniciou seus estudos em arte. Começou com escultura, com Zadig, passando a ter aulas de desenho e pintura no ateliê de Pedro Alexandrino em 1918, onde conheceuAnita Malfatti. Em 1920, foi estudar em Paris, na Académie Julien e com Émile Renard. Ficou lá até junho de 1922 e soube da Semana de Arte Moderna (que aconteceu em fevereiro) através das cartas daamiga Anita Malfatti. Quando voltou ao Brasil, Anita a introduziu no grupo modernista e Tarsila começou a namorar o escritor Oswald de Andrade. Formaram o grupo dos cinco: Tarsila, Anita, Oswald, o tambémescritor Mário de Andrade e Menotti Del Picchia.
Objetivo:
Ressaltar a simplicidade nos traços de Tarsila do Amaral mostrar, relatar o uso de muitas cores fazer com que os alunos ampliem o gostopela arte; a aprender a apreciar obras de arte e a adquirir conhecimento sobre artistas; a conhecer e fixar as cores, as linhas e as formas geométricas;
Metodologia que será utilizada na aula:
Asatividades utilizadas dentro da sala de aula serão: conhecimento da biografia do autor, conhecimento de obras e técnicas utilizadas pelo mesmo. E atividades como pintura de mosaicos, lista de coresquente e fria, desenhos, pintura com guache, releitura de obras.
Desenvolvimento proposta para a aula:
Iniciaremos as atividades apresentando o autor e suas e contando um pouco de sua história....
tracking img