A arte pre-historica no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As mais antigas manifestações de pinturas rupestres no Brasil encontram-se na serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13000 a.C. Em Pedra Pintada, na Paraíba, foram encontradas pinturas com cerca de 11 mil anos de idade e, em Minas Gerais, chamam atenção os registros de arte rupestre localizados em várias cavernas do vale do Peruaçu, que se distinguem por seus raros desenhos de padrõesgeométricos, executados entre 2.000 e 10.000 anos atrás. São igualmente dignas de menção as pinturas de animais descobertas em grutas calcárias no vale do rio das Velhas, em Lagoa Santa, Minas Gerais.
Na documentação arqueológica brasileira, predominam o uso de materiais como osso, chifre, pedra e argila, para a confecção de objetos utilitários (recipientes, agulhas, espátulas, pontas deprojétil), adornos (pingentes e contas de colar) e cerimoniais, atestando uma preocupação estética observável, sobretudo, na extraordinária variação de formas geométricas e no tratamento das superfícies e dos retoques.

Arte pré-histórica do Brasil apresenta exemplos das várias manifestações da arte pré-histórica no Brasil: grafismos rupestres, esculturas em pedra, modelagens e pinturas em cerêmica, etc.Ao longo dos milênios e em cada região, novos estilos surgiram, enquanto diversas tradições culturais influenciavam-se mutuamente. A complexidade do passado pré-cabralino do país expressa-se através das obras produzidas pelos seus artesãos e artistas há tempo esquecidos pela história do Brasil.

“As páginas de Artes Pré-Históricas do Brasil podem ser lidas como inspiração a uma arqueologia daestética. André Prous mostra que as manifestações artísticas dos indígenas pré-históricos envolviam diferentes suportes e que até a observação de instrumentos utilitários de pedra, como pontas de flecha e lâminas de machado, pode nos levar a refletir sobre o deleite estético na produção material cotidiana. As ‘obras de arte’ da pré-história são aqui representadas pelas pinturas e gravurasrupestres, pelos instrumentos e esculturas em pedra e osso e pelos vasilhames, adornos e esculturas cerâmicos. Têm-se, assim, uma panorâmica das manifestações estéticas de maior destaque para cada época e região brasileira há milhares de anos atrás, acompanhadas por elementos de outros aspectos das sociedades que as produziram, como seu mundo mágico-religioso, organização social e economia. Informações ecomparações possíveis com a cultura material de grupos indígenas vivos ou descritos pelos cronistas e viajantes históricos e com a iconografia cristã permeiam várias partes do texto. Estas informações ajudam a entender mais facilmente a lógica das classificações arqueológicas e a dar calor e movimento ao cenário de diversidade e riqueza artística que a arqueologia possibilita elaborar para apré-história brasileira.”
Ocupação do território
O atual território brasileiro foi povoado por homens entre 40 mil e 50mil anos atrás. Os primeiros seres humanos que chegaram ao continente americano vieram da Ásia. Chegaram à América, provavelmente, após passarem pelo Estreito de Bering. Foram se espalhando pelo continente até chegararem ao sul e começarem a povoar o território brasileiro.
São oshomens pré-históricos brasileiros os ancestrais dos índios que habitam até hoje nosso país.
Vestígios deixados pelos homens pré-históricos brasileiros
Existem atualmente vários sítios arqueológicos pré-históricos sendo estudados no Brasil. Os mais importantes ficam no interior do Piauí, na região de São Raimundo Nonato. Pesquisas coordenadas pela arqueóloga Niède Guidon, resultaram na descobertade ossos de animais pré-históricos, artefatos de cerâmica, fragmentos de fogueira, machados de pedra e, principalmente, milhares de pinturas rupestres.
Os sambaquis, também conhecidos como concheiros, são excelentes fontes para o estudo da vida pré-histórica brasileira no litoral brasileiro. Os sambaquis foram formados durantes milhares de anos, através do acúmulo de conchas e resíduos...
tracking img