A arte no egito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A arte no Egito antigo
Pintura e Escultura

Pintura de Cleópatra em papiro.Mascara mortuária de Tutancâmon

A arte egípcia se consolidou desde o inicio nos túmulos, nas estatuetas e nos vasos deixados juntos aos mortos.
A arte egípcia estava intimamente ligada à religião, servindo de veiculo para difusão dos preceitos e das crenças religiosas. Por isso era bastante padronizada não dandomargem a criatividade ou a imaginação pessoal do artesão que a fazia. Assim,os artistas egípcios foram criadores de uma arte anônima, pois a obra deveria revelar um perfeito domínio das técnicas de execução e não o estilo do artista.

Dessa forma a pintura tinha muitas regras a serem seguidas. Dentre as a lei da frontalidade, que tanto caracteriza a arte egípcia. Essa lei determinava que o troncoda pessoa fosse representado sempre de frente enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos sempre de perfil (lado).O material usado nessas pinturas, aplicadas sobre uma camada de gesso, era feita à cola com pigmentos minerais, sem matizações.

Colocar aqui a FIGURA 1.
Trono de ouro encontrado na tumba do faraó Tutancâmon.

Entres as manifestações artísticas do Egito que ganharammais belas representações está à escultura. Apesar de nesta arte existir também muitas convenções a escultura desenvolveu uma expressividade que impressiona o observador. A estatua revela dados particulares do retrato, suas fisionomias, seus traços raciais e sua condição social.

Colocar aqui a FIGURA 2.
Escriba sentado, encontrado em um sepulcro da necropole de sacará.

Arte no egito eraentendida como uma demonstração de poder que os faraós tinham, feitas pelos artesoes que eram formados por pessoas que não trabalhavam nas lavouras ou em outras atividades. Foram eles juntamente com os escribas que conseguiram deixar o legado que conhecemos hoje. Desde artefatos pequenos até os maiores, os artesãos são responsáveis por toda a beleza decorativa do antigo Egito. Usavam instrumentos queforam retratados em pinturas e que resistiram ao tempo como; Formão, machado, serra, arco entre outros.
Os artesãos egípcios trabalhavam coletivamente em oficinas, conectadas aos templos ou palácios nas comunidades locais. Às vezes, eles até viviam juntos em vilas construídas especialmente para o trabalho de projetos importantes como a construção de uma tumba ou palácio. Muitas destas vilas deartesãos foram escavadas, incluindo a Deirel-Medina perto de Tebas, lar daqueles que construíram o Vale dos Reis. A estima destes artesãos era tão alta que os melhores tinham até suas próprias tumbas incrivelmente decoradas e elaboradas. Nos túmulos de alguns nobres, veem-se cenas que representam artesãos completamente desconhecidos trabalhando, mas que produziram as obras-primas que constituem agorao orgulho de muitos dos maiores museus.

Aldeia de Deirel-Medina atualmente, aonde ficavam os artesoes.

Podemos ver arte também nas maquiagens egípcias que foi guando surgi-o a própria maquiagem na época em que a rainha Cleópatra governava no Egito, onde suas maquiagens eram feitas de carvão derretido para contornar o seu olho e dando a ele um ar sedutor.

Colocar aqui a FIGURA 3.Maquiagem Cleópatra.

Inúmeros frascos encontrados nas tumbas egípcias demonstram que os antigos egípcios já manipulavam com maestria pigmentos das cores branca, vermelha, amarela, azul, verde e preta que datam de cerca de 2500 a.C. A composição dos produtos encontrados continha cobre, manganês, chumbo e ferro. A galena natural moída (um dos principais minerais de chumbo) também estava presente emquase todas as preparações das maquiagens de cor preta.
O acréscimo de pós brancos ou sintéticos, como a cerusita, permitia aos egípcios criar uma gama de produtos que ia dos mais diversos tons de cinza ao preto. A textura destes produtos podia ser modificada com a adição de elementos oleosos.
Os pós verdes e pretos usados durante os rituais egípcios serviam para tratar a pele dos sacerdotes e...
tracking img