A arte no desenvolvimento cognitivo enquanto mediadora das atividades de alfabetização visual para crianças com surdez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Arte no Desenvolvimento Cognitivo enquanto mediadora das atividades de Alfabetização Visual para crianças com surdez
Iveuda Maria dos Santos[1]
Maria de Jesus Escórcio[2]
Silvia Nazaré Damasceno do Carmo[3]
Resumo

Este artigo pretende analisar a contribuição que a arte pode oferecer no desenvolvimento cognitivo enquanto mediadora das atividades de alfabetização visual para crianças comsurdez. Originou-se do trabalho de pesquisa desenvolvido no curso de Pós-Graduação em Educação Especial. A Pesquisa teve por objetivo apresentar uma investigação sobre a importância da alfabetização visual e orientar estudantes surdos do ensino fundamental a aprimorar suas atividades, tornando-os apreciadores e persuasivos com a utilização e apreciação de imagens. A abordagem metodológica utilizadapartiu da pesquisa bibliográfica sobre o tema e depois da coleta de dados. Além da análise ativa de apreciação de imagens, com as adaptações necessárias, como um dos métodos da arte que podem auxiliar neste processo. Como resultado preliminar, constatamos que a Arte pode contribuir para uma melhor formação do educando.

Palavras-chave: Público surdo, apreciação de imagens, Arte, ensino einclusão.

Abstract
This article analyzes the contribution that art can offer as a mediator in cognitive development of visual literacy activities for children with deafness. Originated from the research work developed in the course of Graduate Diploma in Special Education. The survey aimed to present a research on the importance of visual literacy and guide deaf elementary school students improvetheir activities, becoming lovers and persuasive with the use and appreciation of images. The methodological approach was based on the literature on the subject and after data collection. Besides the analysis of active appreciation of images, with the necessary adaptations, as one of the methods of art that can assist in this process. As a preliminary result, we see that art can contribute to bettertraining of the student.

Keywords: Public deaf, examination of images, art, education and inclusion.
1 Introdução
A curiosidade pela área da Educação Especial surgiu do interesse pessoal de conhecer mais profundamente este campo, tendo em vista que, na formação de Arte-educadora, este conteúdo não foi debatido em nenhuma disciplina específica, deixando uma lacuna e muitas dúvidas comrelação ao ensino das artes a portadores de deficiência.

A inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais nos dias atuais se dá considerando a Constituição Federal de 1998, que pontua vários dispositivos relacionados às pessoas com deficiência, assim como a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/ 96, que contém aspectos importantes sobre a educação especial e,principalmente, como afirmam muitos autores, em função dos documentos internacionais, como a Declaração de Salamanca (1994)[4], dos quais o Brasil é signatário.

No presente artigo, abordamos uma investigação cujo tema é a arte no desenvolvimento cognitivo enquanto mediadora das atividades de alfabetização visual para crianças com surdez. O mesmo tem o pressuposto de analisar como a Arte podedesenvolver as funções cognitivas em estudantes surdos a partir de atividades que envolva apreciação de imagens.

O interesse por esta temática surgiu quando, ao fazermos o curso de LIBRAS I no CAS, visitando o ateliê de Artes, vimos os trabalhos dos estudantes e percebemos que eram feitos apenas por fazer não havia um embasamento teórico. Todos os trabalhos eram cópias de grandes artistas ouaplicação de uma técnica como mosaico, recorte colagem...

Continuando a observação dos trabalhos expostos ficamos nos perguntado como fazer para mostrar para aqueles estudantes que a Arte é mais do que cópias ou recortar e colar pedacinhos de papel? Assim veio o interesse em trabalhar a Arte como mediadora de atividades que desenvolva o cognitivo mediante a Alfabetização de imagens. As...
tracking img