A arte na formação do profissional de publicidade e propaganda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I – Introdução

“É uma prerrogativa do próprio homem essa representação de papeis” - Aristóteles
A vida é uma constante representação de papéis, o Homem representa seu papel na família, no trabalho e em qualquer relação social que venha a participar. Investigar esta representação e aplicá-la na Publicidade e Propaganda, entendendo como se dá os processos de comunicação entre indivíduos,e os papéis dos símbolos neste processo, bem como, a necessidade da arte na utilização deste símbolos, foi o foco principal utilizado na pesquisa.
“Os Símbolos são à alicerce da capacidade de comunicação e da criatividade humana – extraído da revista Leituras da História, maio/2008”, desde do seu início os símbolos povoam as representações do Homem, já em sua primeira atividades artísticas dohomem primitivo, as pinturas surgiam nas paredes na sua tentativa de compreender e representar seu mundo, segundo a pesquisadora e historiadora Helena Gerenstadt, autora de Avalons e o Graal, e outros Mistérios Autarianos, há 120 mil anos uma espécie de homo sapiens utilizava a cor vermelha para pintar os primeiros sinais de sua mente criativa, com traços e esboços de formas instintivas.
Naidade média uma explosão de símbolos foram expostos na arte, na Capela Sistina de Michelangelo, ou ainda nos quadros de Da Vinci, são obras que vão durar pelos tempos afora, e povoarão ainda muitos debates sobre qual a real intenção da simbologia da obra.
O estudo da Simbologia é feito pela “Semiótica (do grego semeiotiké ou "a arte dos sinais") é a ciência geral dos signos e da semiose que estudatodos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação” - http://pt.wikipedia.org.
O que são os signos, na descrição de Charles S. Pierce é algo que esta no lugar de outra coisa, sendo este símbolo no campo da literatura e da fala, são divididos em significante (parte material dos signos) e significado (imagem mental fomada), teoria criada porSaussure.
E o conceito de arte: qual seria ? Entre diversos encontrados, o defendido por Ernest Fischer em “A nescessidade da Arte” foi o que mais chamou atenção, neste conceito ele afirma que a arte vem da magia:
“ Se há um fruto a ser colhido de uma arvoré, o animal pré-humano procura alcança-lo, mas seu braço e muito curto e ele não consegue; depois de repetidas tentativas fustradas, sua atençãoe compelida a desviar-se a outra coisa, porém o animal se serve de uma vara e o seu braço se extende, Conquisto-se uma nova força sobre a natureza e esta força e potencialmente ilimitada. Nesta descoberta esta a origem da mágica e por conseguinte da arte.”
Esta diversas utilizações dos instrumentos foram retransmitidas, de geração em geração pelo inconsciente coletivo (visto mais a frente) eretratados em diversas representações artísticas no decorrer da História e da Pre-História, sendo um tema interpresante para uma pesquisa mais aprofundada.
Para isso resolvemos dissertar, demonstrando a importância dos signos e de suas representações por meio das atividades artísticas na formação profissional dos alunos de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, resgatando a herançaprimordial do ser humano e utilizamos a seguinte linha de pesquisa: coleta de dados; seleção dos dados; catalogação dos dados; seleção da Linha da Pesquisa; brainstorm para confecção da Monografia e por fim a entrega da Monografia.
II– A origem da comunicação

Com o desenvolvimento das ferramentas, os instrumentos antes coletados iam perdendo sua semelhança com o objeto da natureza, deacordo com ação do homem que o modelava com as suas necessidades cotidianas, como conseqüência a necessidade de comunicação entre o animal pré-humano precisou aperfeiçoar, de uma linguagem rudimentar onde as nescesidades básicas de comunicação eram preenchidas por instintos que se manifestavam por um sistema rudimentar que transmitiam aos seus pares, sinais de perigo, atração sexual e etc.....