A arte na enfermagem - homem vitruviano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

A ARTE NA ENFERMAGEM -------------------------------------------------------------------- 02
A HISTÓRIA DA ARTE ---------------------------------------------------------------------------- 02
O HOMEM VITRUVIANO ------------------------------------------------------------------------ 03
SITUANDO A ENFERMAGEM NA HISTÓRIA DA ARTE ------------------------------- 04
REFERÊNCIA-------------------------------------------------------------------------------------- 06

A Arte na Enfermagem

Os procedimentos técnicos de enfermagem, através dos quais essa assistência é realizada, sistematizaram-se a partir do século XX nos Estados Unidos, estruturando o seu saber através deles que já àquela época, eram considerados como arte.
Deste modo, a enfermagem incorpora além da reflexão eobservação, que são atitudes inerentes à filosofia, a arte que, por definição é o ato de utilizar um "conjunto de preceitos para a perfeita execução de qualquer coisa", "execução prática de uma ideia", ou ainda, "perícia em usar os meios para atingir um resultado".
Com relação ao acima exposto, entendemos que a enfermagem trata-se de uma arte curativa, auxiliando o indivíduo doente ounecessitado de cuidado de saúde.
Para falarmos em arte na enfermagem, devemos citar Florence Nightingale que observou que há arte expressa nas ações de enfermagem, considerando todos seus aspectos estéticos, intuitivos e criativos. Com isso, a enfermagem deixou de ser uma rotina mecânica, isenta de qualquer valor humano ou um simples método científico.
Sendo assim, podemos inferir que a implementaçãodo cuidado de enfermagem, através de suas técnicas, vem revestido da essência de quem o promove, diferenciando-o individualmente, mormente se considerarmos este processo como uma relação interpessoal com o objetivo de recuperar ou reabilitar um ser humano.
O ato de cuidar, assume uma dimensão técnica, organizada e sistematizada, porém permeada de subjetividade deixando de ser somente uma açãoprática, fria e racional. Desta forma, o cuidar em enfermagem pode ser visualizado como um conjunto de ações técnicas subsidiadas de conhecimento científico e desenvolvidas com arte.
A história da arte
A história mostra que a arte data de eras muito remotas, como a pré-cambriana, onde pinturas e monumentos serviam de meio de comunicação e foram deixados como relatos para as gerações futuras. A arteevoluiu muito através dos tempos e então chegarmos ao século XV, marcado pelo renascimento que renovou os estudos em diversos campos de trabalho, como o da ciência e das artes.
A quinze de abril de 1452, em uma pequena aldeia italiana chamada Vinci, nasceu Leonardo. Permaneceu na aldeia até completar dezesseis anos quando foi ser aprendiz de um pintor em Florença. Esta cidade era considerada acapital cultural e Leonardo da Vinci foi cativado pela natureza que o rodeava e passou muito tempo de sua vida tentando entender o mundo da natureza e de todas as suas criaturas.
No estúdio Leonardo aprendeu o ofício de ourives e conheceu as técnicas para fabricar instrumentos musicais e de engenharia elementar, além de uma formação específica em artes como a pintura e escultura. Teve contatotambém com diversas ferramentas que eram utilizadas para trabalhos como içar, carregar e escavar, que serviram de base para seus inúmeros estudos, idéias e invenções.
Romper com as tradições era uma característica de Leonardo, pois buscava criar um estilo novo voltado para o mundo natural. Utilizou materiais ainda pouco conhecidos como tinta à base de óleo, além de demonstrar sua genialidade eoriginalidade pintando paisagens como motivo principal das suas obras.
Atualmente reconhece-se que a pintura e a escultura tornaram famoso o aldeão de Vinci, mas suas contribuições científicas fazem parte dos nossos dias de maneira comum, como o helicóptero, o pára-quedas, os estudos sobre ótica, anatomia humana e animal, estudos de botânica, arquitetura, engenharia, física, matemática e...
tracking img