A arte na educação infantil

A arte na Educação Infantil
Aline SANTANA NALIN

Resumo
O presente texto pretende apresentar uma discussão a respeito do ensino das artes na educação infantil, partindo da análise paralela dasrespostas obtidas em entrevistas a professoras da educação infantil e do texto Encaminhamento metodológicos disponível nas orientações para esse trabalho. Além disso, busca-se discutir a questão dadesvalorização da disciplina de artes que acaba sendo tratada de forma inferior em relação às outras disciplinas, embora tenha a mesma importância para o desenvolvimento da criança.

Palavras-chave:Artes. Educação Infantil. Desenvolvimento.

Introdução
A educação infantil, primeira etapa da vida escolar da criança tem como responsabilidade promover o bem – estar não só físico, mas também oafetivo, o social e intelectual dos pequeninos. E como há muito ouvimos a arte é um meio que engloba todos esses tipos de bem – estar na vida da criança. A arte faz parte do legado cultural produzidopelo homem e ele a utiliza como meio de expressão desde a pré-história. Assim, podemos afirmar que a criança tem a arte como forma de expressão e se tiver estimulo poderá se desenvolver de formaprogressiva e completa. Como nos diz Martins, Picosque e Guerra (1998), a arte é a linguagem básica dos pequenos e deve merecer um espaço especial, que incentive a exploração, a pesquisa, o que certamentenão será obtido com desenhos mimeografados e “exercícios de prontidão”(p.102).
A fala dos autores nos indica que o relacionamento da criança com a arte deve ser bem elaborado, planejado e pensado pelosprofessores. Estes devem ter a consciência de que arte não deve ser trabalhada em atividades descontextualizadas, de forma que seus alunos tenham sua criatividade limitada. Ao contrário, o professordeve estabelecer uma prática pedagógica que entenda a arte, com procedimentos que desenvolvam a criatividade e poética pessoal da criança e aumente o seu repertório de conhecimentos artísticos. É...