A arte na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1817 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A arte na Educação Infantil
Aline SANTANA NALIN

Resumo
O presente texto pretende apresentar uma discussão a respeito do ensino das artes na educação infantil, partindo da análise paralela das respostas obtidas em entrevistas a professoras da educação infantil e do texto Encaminhamento metodológicos disponível nas orientações para esse trabalho. Além disso, busca-se discutir a questão dadesvalorização da disciplina de artes que acaba sendo tratada de forma inferior em relação às outras disciplinas, embora tenha a mesma importância para o desenvolvimento da criança.

Palavras-chave: Artes. Educação Infantil. Desenvolvimento.

Introdução
A educação infantil, primeira etapa da vida escolar da criança tem como responsabilidade promover o bem – estar não só físico, mas também oafetivo, o social e intelectual dos pequeninos. E como há muito ouvimos a arte é um meio que engloba todos esses tipos de bem – estar na vida da criança. A arte faz parte do legado cultural produzido pelo homem e ele a utiliza como meio de expressão desde a pré-história. Assim, podemos afirmar que a criança tem a arte como forma de expressão e se tiver estimulo poderá se desenvolver de formaprogressiva e completa. Como nos diz Martins, Picosque e Guerra (1998), a arte é a linguagem básica dos pequenos e deve merecer um espaço especial, que incentive a exploração, a pesquisa, o que certamente não será obtido com desenhos mimeografados e “exercícios de prontidão”(p.102).
A fala dos autores nos indica que o relacionamento da criança com a arte deve ser bem elaborado, planejado e pensado pelosprofessores. Estes devem ter a consciência de que arte não deve ser trabalhada em atividades descontextualizadas, de forma que seus alunos tenham sua criatividade limitada. Ao contrário, o professor deve estabelecer uma prática pedagógica que entenda a arte, com procedimentos que desenvolvam a criatividade e poética pessoal da criança e aumente o seu repertório de conhecimentos artísticos. Éatravés do professor que o aluno terá o contato com as diversas manifestações artísticas ainda desconhecidas, ampliando seu conhecimento de mundo e colaborando com o seu desenvolvimento. Como nos diz Lowenfeld e Brittain (1970) “a arte pode contribuir imensamente para esse desenvolvimento, pois é na interação entre a criança e seu meio que se inicia a aprendizagem” (p. 115). Então, se no meio com oqual a criança tem contato com a arte, nesse caso, a escola, for um meio estimulante, certamente seu relacionamento com a arte será extremamente prazeroso e construtivo.
A arte está presente em diversas ações da criança como, por exemplo, no desenhar, no cantar ou no dançar. E, nessas ações a criança é capaz de expressar sua ideias e sentimentos. Apesar de sabermos que essas habilidades podem serdesenvolvidas em outras disciplinas, deve se ressaltar que é nos momentos de reflexão e apreciação proporcionadas pelo professor que gosta e ensina a arte que o seu verdadeiro sentido será entendido pela criança e ela levará esse entendimento da arte por toda a vida.

A arte na educação infantil-contextualização

Quando falamos em arte de forma solta imediatamente no remetemos à nossa infânciaquando em muitas brincadeiras tentamos colocar em prática nossos “dotes” artísticos. Atire a primeira pedra quem nunca tentou fazer uma “pintura moderna ou abstrata” nas paredes de casa. Pois é, pena que fomos mal interpretados. Como éramos crianças não valorizaram nossa manifestação artística. Já na escola podemos afirmar que Artes foi a disciplina que mais gostamos, pois através dela podíamoscriar e recriar. Nós tivemos a sorte de termos como professoras de artes mulheres que realmente amavam o que faziam. Sentimos até uma certa nostalgia das aulas tão esperadas, que aconteciam apenas uma vez na semana.
Lembramo-nos também daqueles colegas que como muitos ainda hoje desvalorizavam as aulas de artes dizendo que não serviam para nada. Isso porque a nossa sociedade extremamente...
tracking img