A arte moderna e suas formas de representação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ARTE MODERNA E SUAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO

“Para descrever o caráter fatal das coisas contemporâneas, o pintor usa aquele recurso extremamente moderno: a surpresa” Guillaume ApollinaireREPRESENTACAO: Aquilo que a mente produz, o conteúdo concreto do que é aprendido pelos sentidos, a imaginação, a memória e o pensamento. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira Rompimento com temas e formasclássicas Transgressores e dissidentes Modernismo como autonomia da arte Valorização do material Provocação no expectador ALGUNS ASPECTOS     A arte moderna busca derrubar a idéia de "ilusório" Naarte moderna pintura é pintura, escultura é escultura e arquitetura é arquitetura: diferente da arte clássica que as artes querem ser o que não são A pintura moderna é 2D - chapada (valorizando,portanto o material e o suporte que é um objeto = "quadro" que é 2D) "É superficial, mas não é raso." (superficial = de pele / "à flor da pele")

Baudelaire: Um dos primeiro intelectuais a propor ummovimento moderno nas artes. Para ele, a arte moderna não se define pelo tempo presente, mas pela atitude e consciência da modernidade, a partir de uma escolha pessoal.

Os modernistas surgiam como umafrente unida de transgressores ou dissidentes investindo contra sólidas verdades da venerada alta cultura e, geralmente, da fé cristã. (P. Gay)

Os teóricos

O ensaio de Greenberg fala sobre anecessidade da arte de vanguarda em encontrar novas formas de representação e superar a negação do meio. Ao se afastar da literatura, a arte moderna busca outros temas, sobretudo atrelados à própriaarte: a música, por ser naturalmente uma arte pura e abstrata, passa a substituí-la. Cada arte volta ao seu meio e os valores plásticos passam ao primeiro plano. “Não há nada para identificar, associar oupensar, mas tudo a sentir”.

1

O ensaio de Argan comenta sobre a principal mudança da arte: a passagem do figurativo para o abstrato e os problemas de representação que isso acarreta. Para...
tracking img