A arte maneirista e as características gerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ARTE MANEIRISTA E AS CARACTERÍSTICAS GERAIS

Paralelo ao período do Renascimento Clássico, desenvolve-se, principalmente na Itália, e depois se difunde por toda a Europa, de 1520 até por volta de 1600, um movimento artístico afastado conscientemente do modelo da antiguidade clássica: a arte Maneirista. A palavra deriva do termo italiano maniera, "maneira", indicando o estilo pessoal dedeterminado autor, sendo esta uma das suas principais marcas.


E em sua origem no século XVI é usada com conotações positivas, significando graça, leveza e sofisticação. Um puco mais adiante é empregada para definir se um artista possui ou não um talento superior e original. Em seguida seu conceito é movamente modificado e passa a significar artificialidade e virtuosismo excessivo. Aparece como umaimitação superficial e distorcida dos grandes mestres do período anterior, com o abandono do equilíbrio, da proporção e racionalidade cultivados pelo classicismo. “Vácuo entre dois cumes", "momento de cansaço e inércia que seguiu fatalmente, quase por reação ao esplêndido apogeu das artes na primeira metade do século XVI", ou "fase de crise”. Essas avaliações negativas repercurtem em todos osestudos posteriores até o século XX, quando o estilo começou a ser revisto e revalorizado.


É considerada por alguns autores uma transição entre o Renascimento e o Barroco, e por outros como um estilo, propriamente dito. O certo, porém, é que o Maneirismo é uma conseqüência do Renascimento Clássico que entra em declínio. Os artistas se viram obrigados a partir em busca de elementos que lhespermitissem renovar e desenvolver todas as habilidades e técnicas adquiridas durante o Renascimento.




Já despida dos sentidos pejorativos a ela atribuídos pela crítica, à arte maneirista passa a ser pensada a partir de então como um desdobramento crítico do Renascimento, como a solução de certos problemas postos pela arte renascentista. O corte com os modelos clássicos se observa, por exemplo,pelo rompimento com a perspectiva e com a proporcionalidade. Pelo descarte da regularidade e da harmonia. Pela distorção das figuras. Pela ênfase na subjetividade e nos efeitos emocionais. Pelo deslocamento do tema central da composição. Para se descrever a arte maneirista pensa-se em efeitos bizarros e melancólicos, onde o tema é colocado e caos, tensão e estresse instalam-se pela composição.Ainda assim, criada nos ambientes palacianos para um público aristocrático, cultiva o estilo e a elegância formal, a beleza, a graça e os aspectos ornamentais.



O CONTEXTO HISTÓRICO E A DEFINIÇÃO DAS FASES MANEIRISTAS

O ambiente que deu origem ao Maneirismo e auxilia na divisão de seus períodos é marcado por profundas mudanças, políticas, culturais, religiosas e econônicas.
Na política ainvasão da Itália pela França, Alemanha e Espanha entre o fim do século XV e o início do século XVI leva a uma radical alteração no equilíbrio de forças do continente, culminando no Saque de Roma de 1527, que foi um imenso choque, causando uma devastação que causou espanto mesmo para os padrões da época e levando à fuga de artistas e intelectuais para outros locais. Na religião a agitação da ReformaProtestante põe um fim à soberania do Catolicismo, mas logo em seguida nasce a Contra-Reforma. Na economia a abertura de novas rotas comerciais em vista das grandes navegações deixa a Itália fora do centro do comércio internacional, deslocando o eixo econômico para as nações do oeste europeu. Com essa sequência história entendende-se melhor a repartição das fases maneiristas.
Normalmentedividi-se em duas grandes etapas principais(ou em três, dependendo do historiador). A primeira vai de c. 1515 a c. 1530 (ou segundo outros até c. 1550), aparece primeiro em Florença, e logo em Roma, e é chamada de fase anticlássica do Maneirismo. Seus principais representantes haviam amadurecido sob a influência da Alta Renascença, e a obra que desenvolveram forma por isso um contraste muito nítido em...
tracking img