A arte do pensar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Psicologia:
Realização da ficha da página 177 e 178:

1. Nas duas imagens podemos observar diferentes tipos de representações de crianças. Enquanto que, na fotografia da esquerdapodemos observar crianças que para alem de serem de diferentes raças, se vestem com roupas atuais e coloridas, na imagem da direita deparamo-nos com três crianças vestidas de uma forma bastante formal(usando vestes que se parecem com roupas de pessoas adultas) e que têm na sua posse armas, como a espada do rapaz (as armas estão normalmente associadas aos adultos). Estas diferentes representações dascrianças justificam-se pelas diferentes épocas representadas, uma vez que na imagem da esquerda está presente a nossa sociedade atual e a imagem da direita é de uma época anterior à nossa(possivelmente séc. XVIII). Por outro lado, enquanto a fotografia da direita apresenta crianças ricamente vestidas que pertencem provavelmente à nobreza, a da esquerda não nos dá uma clareza total quanto aoestatuto social das crianças. Desta forma, estamos então perante dois conceitos de infância: a infância do séc. XVIII/XIX, onde a criança era apenas uma projeção do adulto numa escala reduzida e onde assimque deixava de ser dependente fisicamente das suas figuras paternas se misturava com os adultos (“não existia” o conceito de adolescência). Por outro lado, assiste-se ao conceito de infância, onde acriança não é mais do que isso mesmo, uma criança, e onde esta não tem a obrigação de agir nem de se parecer com um adulto.
2. Este estudo realizado por vários psicólogos tem como objetivo cruzar ecomparar as representações parentais de crianças de diferentes culturas como a francesa, vietnamita e cambojana.
3. Através dos estudos realizados pode-se observar que as representações sociais dascrianças das diferentes culturas são bastante divergentes. Assim, em França as crianças são vistas como seres em transformação que convém proteger e apoiar (nestes casos os pais têm tendências para...
tracking img