A arte de viver em sociedade - síntese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Arte de Viver em sociedade

Síntese



O desenvolvimento Social é profundamente acelerado durante a infância, quando os contatos da criança com os seus pares passam a ser mais intensos efreqüentes.

O número de conflitos e brigas sociais diminui, e contatos amistosos entre crianças tornam-se mais pronunciados entre as idades de dois e cinco anos. Durante esse anos, as crianças formamsuas primeiras amizades, em geral, mas não exclusivamente, com outras do seu próprio sexo. Os padrões de amizade mudam profundamente com as idades. Entre os dois e três anos, o número de amizadesaumenta, depois dessa idade, a mudança primordial é no estreitamento da dedicação a algumas e determinadas crianças.

Algumas crianças são continuamente registradas para a companhia de outras,mas certas crianças, pelo contrario, são constantemente menosprezadas e evitadas pelos companheiros de escola. Algumas crianças assumem, habitualmente, um papel dominante em suas relações com colegas,enquanto outras se limitam a ser adeptos passivos.

As Relações Sociais é dada por prescrição culturais que inicialmente devem ser transmitidas à criança por pessoas de sua família, osrepresentantes da cultura com os quais essas relações são mais intimas.

A primeira aprendizagem social da criança ocorre em casa; suas primeiras experiências com a família são geralmente consideradas comoantecedentes decisivos de suas relações sociais posteriores.

À medida que a criança amadurece e fica com maior capacidade, suas relações com os pais se tornam mais complexas e sutis. Algunsaspectos amplos e globais da família - como afetividade, intelectualidade, afeição, atrito, liberdade ( ou restrição), castigos, firmeza de disciplina - começam a ter um impacto maior na criança.Fora do círculo familiar, as relações sociais mais significativas da criança são com os amigos. As idéias de amizade das crianças mudam com o passar dos anos.

A sociedade humana é um...
tracking img