A arte de pesquisar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRANDÃO, Carlos Rodrigues, 1940. O que é educação/Carlos Rodrigues Brandão. - São Paulo: Brasiliense, 2003. -(Coleção primeiros passos: 20)
Carlos Rodrigues Brandão nasceu no Rio de Janeiro e élicenciado em psicologia pela PUC/RJ. É mestre em antropologia Social e possui doutorado em Ciências Sociais. Atualmente é pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Ação Comunitária da Universidade deUberaba, Minas Gerais. Exerce também a função de diretor do Centro de Estudos de Agricultura - Ceres, do IFCH da Unicamp, e ainda leciona no curso de doutoramento em Saúde Mental Comunitária, daUniversidade Veracruzana do México. Pesquisador do CNPq e consultor, em vários projetos, da FAPESP e Anpocs,tem mais de oitenta obras publicadas.

O que é educaçãoRosineide Castro dos Santos Solano Nogueira, Acadêmico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da FAEPI
No primeiro capítulo: Educação? Educações: aprender com o índio.
A educação é umprocesso pelo qual todos nós passamos, desde o início de nossas vidas e até a morte. Ela se diferencia nas diversas culturas como mostra a carta escrita pelos indígenas enviada aos Estados Unidos:que a ideia de educação deles não tinha o mesmo significado. Para os índios existem diferentes formas de aprender, e para eles a educação dos brancos não serve aos indígenas, assim como a dos indígenasnão servem aos brancos. Pois cada cultura tem sua maneira individual de ensinar.
No segundo capítulo: Quando a escola é a aldeia.
Émile Durkheim, fala da educação na aldeia, retratando que “não hámestres determinados para ensinar.” Quer dizer que a educação era difusa, não existiam escolas, nem pessoas específicas para ensinar. Elas convivem umas com as outras e o saber flui, pelos atos de quemsabe e faz para quem não sabe e aprende.
No terceiro capítulo: Então, surge a escola.
Em algumas sociedades primitivas quando começaram a dividir os trabalhos e os bens, surgem então às...
tracking img