A arte de imitar, segundo a poética de aristóteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A arte de imitar, segundo a poética de Aristóteles[1]
Ana Paula Carneiro das Chagas Silva[2]
Francisco Samuel Lopes Furtado[3]

RESUMO: Este artigo tem por objetivo falar do texto literário, sua intencionalidade e o que ele tem a nos passar sobre a poética. Segundo Aristóteles, a mimesis não vem imitar a vida, mas ela trata de possíveis situações do cotidiano do ser humano e fala da criticaliterária que aborda os textos citando o impacto que eles causam na formação do conceito literário.

Palavras- chave: Literário. Poética. Crítica. Conceito.

INTRODUÇÃO

Sendo os textos usados para informar, contrariar e discutir opiniões, Aristóteles nos afirma que a poética não vem abordar historias já vividas, mas ela vem com o objetivo de prevenir os leitores de que issopossa acontecer de verdade.
A palavra mimesis em Aristóteles está ligada à thechné (arte) e a physis (natureza). Na física de Aristoteles esta escrita que a arte imita a natureza. A mimesis aristotélica alcança uma dimensão ontológica, por determinar o modo de ser do poema trágico. O autor trágico é um imitador da ação na poética, e da natureza na física. Mas como Knoll, a açãoimitativa é o transporte do particular para o universal, uma atividade que procura reassumir os procedimentos da phisys, ou: “a mimesis tem como material a historia, que converte em fabula por força da thecné segundo a physis”. (KNOLL, discurso, 1995).
A poética fala da mimesis (imitação) nos dando a entender que tudo que está contido nela é algo que já aconteceu com alguém ou poderáacontecer futuramente, mas através de todas essas historias como as tragédias que segundo Aristóteles é uma imitação de possíveis cenas já acontecidas, elas tem um papel de nos alertar de que aquilo pode acontecer mesmo, que o leitor apreciador dessas historia será tomado por um sentimento de medo ao se deparar com essas historias e possa se precaver e evitar que tudo isso aconteça com ele.A mimesis é, para Aristóteles, portanto ativa e criativa. A catarse é um efeito suscitado pela tragédia no público. Os atores que imitam ações, na catástrofe final com que terminam as peças trágicas, suscitam no público terror e piedade, visando à catarse destas emoções e o terror, por ver os personagens amigos das tragédias (ou o herói trágico ou o personagem principal) se derem mal no final datrama. Como em Édipo Rei- o exemplo de tragédia perfeita, que mata seu pai, casa-se com sua mãe e no final cega-se em punição purgativa. Estas ações catastróficas podem se dar de três maneiras: quando os personagens sabem o que estão fazendo, quando sabem o que fazem, mas não sabem que isso é ruim (No já citado Édipo Rei de Sófocles ele casa-se com sua mãe sem o saber) ou quando praticam as açõesem completa ignorância.

A MIMESIS E A SUA APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE
A poética e a critica formam um conceito sobre o texto literário, partindo do ponto de que a mimesis é uma imitação e por ser imitação pode ser baseada em historias que possivelmente possam ter acontecido, ocorrendo a verossimilhança que é uma aproximação da verdade, ou seja, ela é a verdade da literatura.Oconceito da literatura se fundamenta em que a poética fala da mimesis, e a critica nos mostra que imitar é trazer para o leitor historias que possivelmente acontecem, mas isso não e resultado de historias vividas por pessoas de verdade.
Desde os primórdios da antiguidade, o homem vem imitando tudo o que ver, seja historias de romances, bravura, tragédias e comedias. Todas as pessoasapreciam as imitações porque embora saibamos que tudo isso é mentira, nos envolvemos, sofremos e choramos quando um determinado personagem perde uma batalha na história e somos capazes de torcer e vibrar com a vitória do personagem, pois mesmo sabendo que as histórias são fictícias, já vimos um caso parecido com um amigo ou membro de nossa família ou ate mesmo nos encontramos no personagem....
tracking img